Dias, Helena BárbaraPinto, Márcia da Silva2016-04-142016-04-142015Pinto, Márcia da Silva - Tecnologias e leitura em ambiente escolar [Em linha] : ler hoje que desafios?. Lisboa : [s.n.], 2015. 166 p.http://hdl.handle.net/10400.2/5167Dissertação de Mestrado em Estudos da Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade AbertaA presente dissertação de mestrado intitulada Tecnologias e leitura em ambiente escolar: ler hoje – que des@fios?, englobando duas temáticas muito debatidas e atuais – as tecnologias e o ensino e a aprendizagem da leitura literária – tem como objetivo central explorar as mais recentes inovações tecnológicas – Web 2.0, Web 2.0 Móvel, ferramentas, serviços e aplicações – e o audiovisual (audiolivros e adaptações cinematográficas de obras literárias) ao serviço da promoção e divulgação da leitura literária em contexto educativo. Nesse sentido, é apresentada uma proposta de projeto de leitura online (e-leitura), disponível como protótipo em http://escolamoodle.ccems.pt/course/view.php?id=160, recorrendo essencialmente a: (i) um sistema Moodle, a porta de entrada para o projeto, facultado por grande parte das escolas do país; (ii) e-books gratuitos disponíveis na rede; (iii) bibliotecas digitais, nacionais ou não; (iv) aplicações de leitura de e-books para computadores ou dispositivos móveis; (v) audiobooks gratuitos online; e (vi) recursos audiovisuais (em DVD/Blu-ray e no YouTube), que divulguem a literatura nacional ou de expressão em Língua Portuguesa e promovam o contacto dos estudantes/leitores com os textos, os autores e a sua obra, para que se encontrem literariamente e desenvolvam um projeto de leitura pessoal sólido e duradouro.The present Master’s dissertation entitled Technologies and Reading in School: Reading Today – What Ch@llenges?, covers two subjects which are very much under discussion these days – technologies and the teaching and learning of literary reading – has as its central objective the exploration of the most recent technological innovations – Web 2.0, Web 2.0 Mobile, tools, services and applications – and the audiovisual (audiobooks and cinematic adaptations of literary works) in the service of the promotion and propagation of literary reading in the educational context. In this sense, a proposal for an online reading project (e-reading) is presented, available as prototype in http://escolamoodle.ccems.pt/course/view.php?id=160, essentially using the: (i) Moodle system, the gateway to the project, already provided by most of the country's schools; (ii) free e-books available on the network; (iii) digital libraries, national or not national; (iv) reading applications of e-books for computers or mobile devices; (v) free online audiobooks; and (vi) audiovisual resources (DVD/Blu-ray and on YouTube) which divulge national literature or of expression in Portuguese Language and promote contact between the pupils/readers and the texts, the authors and their texts, so they find themselves literarily and develop a solid and lasting project of personal reading.porTecnologia da informação e comunicaçãoEnsino de línguasLíngua portuguesaLeituraWeb 2.0.Promoção da leituraDispositivos móveisLiteratura portuguesaInformation and communication technologiesWeb 2.0 and mobile Web 2.0Teaching and learning of the portuguese language and literatureLiterary reading and E-readingTecnologias e leitura em ambiente escolar : ler hoje que desafios?master thesis201137909