Vieira, Cristina PereiraMoreira, J. AntónioSousa, LúcioCosta, Paulo Manuel2014-05-042014-05-042013-12Vieira, Cristina Pereira [et al.] - Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning [Em linha] : perceções dos estudantes do ensino superior. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 27 (2013), p. 3-221647-032Xhttp://hdl.handle.net/10400.2/3150As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes.porElearningDinâmicas de interação e comunicaçãoEstudantesEnsino superiorDinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superiorjournal article