Oliveira, Luiz EduardoFranco, José EduardoPinto, Francisco Neto PereiraSilva, Luiza Helena Oliveira daMelo, Márcio Araújo deCarvalho, Diógenes Buenos Aires de2023-01-042023-01-0420219999978-65-86089-60-8http://hdl.handle.net/10400.2/13010Obra sob a organização de: Francisco Neto Pereira Pinto, Luiza Helena Oliveira da Silva, Márcio Araújo de Melo e Diógenes Buenos Aires de CarvalhoA institucionalização do ensino da literatura, no Brasil, decorreu da inserção, no currículo escolar, da retórica e da poética, tal como foi definida e sistematizada por Verney e, alguns anos depois, regulamentada e instituída pelo Alvará pombalino de 1759. Dito de outro modo, as reformas pombalinas da instrução pública, num período muito fértil de publicações de Artes Poéticas, ao renovarem o ensino de retórica, relacionando-a a aspetos práticos da vida moderna e ampliando o cânone de autores e obras, preparou o caminho para a entrada da história literária no currículo das humanidades e, consequentemente, do ensino da literatura no século seguinte.porLiteraturaEnsinoEscolaContemporaneidadeLeituraRetóricaBrasilReforma PombalinaDa retórica à literatura: a Reforma Pombalina como precursora do ensino de literatura no Brasilbook part