Valente, SóniaSaraiva, DanielaPessoa, Teresa2024-08-062024-08-062024-07-30Valente, S., Saraiva, D., & Teresa Pessoa, M. (2024). EDUC@RTENATUREZA: relação dialógica entre Educação, Natureza e Tecnologias Digitais. Video Journal of Social and Human Research, 3(1), 58–67. https://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.552795-5745http://hdl.handle.net/10400.2/16378O projeto Educ@rteNatureza entende a educação como estando na ação humana, ao longo da vida, não se restringindo aos limites físicos das instituições formais, do tempo ou do mundo analógico. Através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, propõe-se a construir coreografias educativas que através dos e na natureza, da arte e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ativem os cinco sentidos na imersão em experiências transformadoras em contexto de natureza. O projeto tem como público-alvo direto profissionais da educação e comunidade local; como público-alvo indireto crianças do ensino básico; baseia-se numa metodologia de investigação-ação com abordagem sistémica. Este artigo ambiciona mostrar as potencialidades de uma intervenção que desafia agentes educativos, sociedade civil e comunidade local a conhecer o meio envolvente e a usá-lo como espaço educativo; onde a tecnologia facilita novos olhares‘ sobre o meio‘, apoiando o processo de exploração da/na natureza.The Educ@rteNatureza initiative firmly believes that education should not be restricted to conventional institutions, timeframes, or conventional methods. Rather, it should be an ongoing process that involves active participation from individuals. By utilizing an interdisciplinary and transdisciplinary approach, the project aims to create educational experiences that immerse individuals in nature, art, and digital communication technologies, engaging all their senses. The project's direct target audience is education professionals and thelocal community; its indirect target audience is primary school children; it is based on an action-research methodology with a systemic approach. This article aims to show the potential of an intervention that challenges educational agents, civil society, and the local community to get to know their surroundings and use them as an educational space; where technology facilitates 'new perspectives' on the 'environment', supporting the process of exploring nature.porTecnologias digitais da informação e comunicaçãoEducação na naturezaFormação de professoresDigital information and communication technologiesNature educationTeacher trainingEduc@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitaisEduc@rtenatureza: dialogical relationship between education, nature and digital technologiesjournal articlehttps://doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.55