Castelo, Adelina2024-12-162024-12-162024Castelo, A. (2024). Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas. In M. J. Grosso, Z. Chen & J. Zhang (Eds.), Atas do 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Português, pp. 157-179. Macau: Universidade de Macau.978-99965-1-207-0http://hdl.handle.net/10400.2/16951A pronúncia, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade, é crucial por razões comunicativas e sociais, pelo que se encontram na literatura propostas de estratégias ou princípios relevantes para promover tal capacidade. Um desses princípios é o da autonomia do aprendente, constituindo o recurso ao treino da pronúncia assistido por computador um dos meios para a alcançar. Considerando estes factos, o presente trabalho apresenta e fundamenta três sequências de treino da pronúncia do português europeu, baseadas em recursos digitais gratuitos e propostas para uso autónomo dos aprendentes de língua materna chinesa. Cada sequência aborda uma oposição fonológica identificada na literatura como problemática para estes aprendentes: (1) vogais médias [e, o] vs. baixas [ɛ, ɔ]; (2) oclusivas vozeadas, [b, d, g], vs. não vozeadas, [p, t, k]; (3) lateral [l] vs. vibrante [ɾ].porEnsino da pronúnciaFonologiaRecursos digitaisAprendentes chinesesPortuguês como língua não maternaDesenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticasconference object