Castelo, Adelina2023-01-312023-01-312023-01-27Castelo, A. (2023). Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos. 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês) (Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, Nova FCSH, 27-28/01/2023, conferência plenária por convite).http://hdl.handle.net/10400.2/13271A pronúncia constitui uma habilidade importante para todos os aprendentes de língua estrangeira, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade (cf. componentes da pronúncia apresentadas em Derwing e Munro, 2005). No entanto, podem existir alguns obstáculos à concretização do ensino da pronúncia, tais como limitações quanto à formação dos professores nesta área e ao tempo de aula disponível para essa finalidade. Esta conferência visa dar um pequeno contributo para responder a tais dificuldades. Para o efeito, incluirá quatro partes principais: (1) apresentação de razões para promover a melhoria da pronúncia, de acordo com a literatura (por exemplo, Yates, 2002; Moyer, 2014; Kissling, 2018); (2) identificação de alguns princípios relevantes para alcançar esse objetivo (por exemplo, Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Castelo, 2022); (3) comparação dos sistemas fonéticos segmentais das variedades padrão do português europeu e do francês de França; (4) exploração de exemplos de atividades didáticas para promover um desenvolvimento da pronúncia do francês junto de aprendentes portugueses.porEnsino da pronúnciaFrancês como língua estrangeiraFonéticaAprendentes portuguesesEnsino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemploslearning object