Aires, LuísaCorreia, Ana Teresa da Silva2011-04-062011-04-062008http://hdl.handle.net/10400.2/1752Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaComo é que o aluno/leitor adquire estratégias de leitura que lhe permitam a compreensão do texto? Enquanto “aprendiz” que constrói as suas aprendizagens, o aluno/leitor deve ter no seu professor, como leitor experiente, um modelo e um guia. Este suporte deve ser retirado a pouco e pouco para que o aluno/leitor ganhe o controlo sobre a sua aprendizagem e seja cada vez mais autónomo na aplicação das estratégias de leitura adquiridas. Contribuirá a construção de uma colecção de estratégias de leitura, aplicadas a textos narrativos para a sua visualização/consciencialização/aquisição? Será que esta visualização/consciencialização/aquisição se constituirá como activação da selecção/aplicação/avaliação dessas estratégias de leitura a novas situações?How does the pupil/reader acquire reading strategies which will allow him/her to understand the text? As an “apprentice” who participates in his/her learning process, the pupil/reader should see in his/her teacher (an experienced reader) a model and a guide. This support must be lessened gradually so that the pupil/reader gets the control over his/her learning process and so that he/she can become more independent in the application of the acquired reading strategies. It is possible that a set of reading strategies, applied to narrative texts may contribute to their visualization/awareness/acquisition? It is possible that visualization/application/acquisition/evaluation of these reading strategies in new situations?porEnsino da leituraLeituraAprendizagemCapacidade de leituraTécnicos de ensinoCompetênciaSupervisãoPortefólioAutonomyReading strategiesAware teacher(Self) – evaluationO portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisãomaster thesis