Amante, LúciaZua, Ana Paula Marcelino Derroteia Paiva2019-10-082022-07-222019-07-222019-10-08Zua, Ana Paula Marcelino Derroteia Paiva - Utilização das TIC pelos estudantes do ensino a distância do centro de recursos de Chimoio [Em linha]: um estudo de caso. Lisboa: [s.n.], 2018. 146 p.http://hdl.handle.net/10400.2/8574Verificou-se que a maioria dos alunos apresenta dificuldade em adaptar as mudanças ocorridas na sociedade da informação e comunicação, ou seja, muitos alunos continuam a persistir no uso do método tradicional de aprendizagem, onde o professor é o centro no processo de ensino e aprendendizagem. Para o caso específico do centro de recurso de CHIMOIO, os alunos limitam-se à leitura de módulos, impressão de trabalhos e a comunicação com os tutores é feita apenas nas sessões presenciais, não verificando o uso das TIC como meio de interação no processo de construção de conhecimento. Com esta pesquisa pretende-se compreender as motivações, dificuldades / constrangimentos no uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem no ensino à distância. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo de caso exploratório, com abordagem mista no sentido de utilizar técnicas de coleta de dados quantitativas (aplicação de questionários fechados para alunos e professores) e qualitativas (Entrevistas com dois responsáveis do centro de recurso de CHIMOIO. Os resultados do estudo apontam para a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos pessoais com acesso à Internet pelos alunos, bem como ao nível da instituição, a falta de capacitação no que tange o uso das TIC que contribui em grande parte no fraco domínio dos estudantes, o que se reflete na não utilização dessas mesmas ferramentas nas atividades acadêmicas. Constatou-se também que há falta de incentivo no uso das TIC tanto por parte dos tutores, como a nível institucional, os estudantes ainda mostram certa resistência na atitude face ao uso das TIC na atividade acadêmica.It has been found that most students show difficulty in adapting the changes that have occurred in the information and communication society, that is, many students continue to persist in the use of traditional learning method, where the Teacher is the center in the process of teaching and learning. For the specific case of the CHIMOIO Resource Center, students are limited to the reading of modules, printing of works and the communication with tutors is only made in the sessions in attendance, not by checking the use of ICT as a means of interaction in the process of Knowledge building. With this research it is intended to understand the motivations, difficulties/constraints in the use of ICT in the process of teaching and learning in the distance teaching. From a methodology standpoint, an exploratory case study was chosen, with a mixed approach in the sense that quantitative data collection techniques were used (application of closed questionnaires to students and teachers) and qualitative (Interviews with two main leaders of the CHIMOIO Resource Center. The findings of the study point to the lack of availability of personal technological resources with access to the Internet by the pupils, as well as at the level of the institution, the lack of training in the field of ICT use which contributes largely to the Students do not have the domain, which is reflected in the non-use of these same tools in academic activities. The lack of encouragement in the use of ICT both on the part of the tutors, as well as at the institutional level and the students still show a certain resistance to the attitude in the use of ICT in academic activity.porTecnologia da informação e comunicaçãoEducação a distânciaEnsino-aprendizagemNovas tecnologiasResistência à mudançaInteraçãoEstudo de casosCentros de recursosMoçambiqueICTInteractionLearningDistance educationUtilização das TIC pelos estudantes do ensino a distância do centro de recursos de Chimoio: um estudo de casomaster thesis202292738