Sebastião, IsabelMarques, Isabelle Simões2021-02-232021-02-232019-11978-989-755-430-8http://hdl.handle.net/10400.2/10513Separata de "Linguagens de poder".Realizamos uma análise discursiva das estratégias de persuasão e poder utilizadas no discurso político da campanha eleitoral de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Analisamos as suas práticas nas redes sociais: os principais instrumentos de comunicação online do então candidato. A escolha deste tema deve-se à relevância social do fenómeno dos discursos políticos enquanto instituição social de grande projeção, quer nos Estados Unidos quer noutros países. Neste processo eleitoral em concreto, o discurso político do candidato revestiu-se de ideais populistas, refletiu mudanças estruturais que afetaram as identidades pessoais e sociais (Charaudeau, 2008, 2011), bem como se verificou a presença da noção de ethos, de representações e estereótipos, causando uma descentralização e um deslocamento dos indivíduos e dos seus mundos sociais e culturais. Alguns resultados permitem perceber como Donald Trump, um candidato não pertencente à tradição política americana, conseguiu ganhar as eleições, através, entre outros, do recurso a argumentos de choque, de críticas às elites, da defesa do regresso de uma América forte. O discurso de Trump procurou ir ao encontro das expectativas de uma grande parte do eleitorado americano. Vemos como valores nacionalistas e extremistas, assim como temas com uma forte componente emocional (imigração, terrorismo, violência), veiculados através de uma retórica simples e personificados por um leader carismático, tiveram o sucesso esperado.porDiscurso políticoIdentidade socialPoderEthosIdeologiaComo a linguagem se torna poder: “make America great again”book part2021-02-19