Henriques, SusanaRodrigues, Elisabete Cristina Silva2025-04-102025-04-102025-03-312025-04-10http://hdl.handle.net/10400.2/19802Tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Aberta.O presente estudo enquadra-se na abordagem da educação para a saúde e na crescente importância desta temática nas escolas, enquanto promotoras de comportamentos saudáveis entre as crianças. A escolha do tema – “A Aventura da Vida nas escolas do 1.º CEB da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – Um Programa de Educação para a Saúde” – visa avaliar o impacto deste Programa nas escolas onde foi aplicado. Para o efeito, é analisado o aumento de competências na área da educação que têm vindo a ser transferidas para as Autarquias Locais e para as Comunidades Intermunicipais, bem como a forma como a Liderança dos Professores e o Clima de Escola podem contribuir para o sucesso da implementação de Programas desta natureza. Em termos metodológicos, após as devidas autorizações, foi aplicado um inquérito por questionário a 18 professores que frequentaram e concluíram com sucesso a ação de capacitação do Programa “A Aventura da Vida” e 32 alunos de duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico onde foi aplicado o Programa. Depois de realizada a análise descritiva dos dados recolhidos, e como conclusões principais do estudo, destacamos as perspetivas dos professores e dos alunos que salientaram o sucesso da aplicação do Programa “A Aventura da Vida”. Na perspetiva dos alunos, estes revelaram uma maior preocupação com a adoção de estilos de vida saudável, sendo ainda considerado por estes que a aplicação do Programa contribui para favorecer a qualidade das relações entre pares. Relativamente ao impacto da implementação do Programa “A Aventura da Vida” nos Professores, constatamos que os mesmos consideram que o Programa lhes proporcionou uma oportunidade para melhorar o seu trabalho enquanto docentes, fazendo-os refletir sobre a visão que tinham sobre a liderança e contribuindo para que pudessem alterar as suas práticas pedagógicas. Em termos gerais, o Programa “A Aventura da Vida”, destaca-se em áreas como a promoção da qualidade das relações, o aumento do grau de participação e de satisfação com a escola, sendo que os Professores consideram que o mesmo contribuiu para melhorar o Clima de Escola e para melhorar o seu desempenho profissional.This study is part of the approach to health education and the growing importance of this topic in schools as a promoter of healthy behaviour in children. The choice of the topic - " A Aventura da Vida nas escolas do 1.º CEB da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – Um Programa de Educação para a Saúde" - aims to evaluate its impact on the schools where it has been implemented. Aiming this, we analyse the increasing educational competences that have been transferred to local authorities and intermunicipal communities, as well as how teacher leadership and school climate can contribute to the successful implementation of such programmes. Methodologically, and after obtaining the necessary permissions, a questionnaire survey was carried out among 18 teachers who had attended and successfully completed the Adventure of Life training programme and 32 students from two primary school classes where the programme had been applied. After carrying out a descriptive analysis of the data collected, the main conclusions of the study are to highlight the perspectives of the teachers and the students, which highlighted the success of the application of the 'Aventura da Vida' programme. From the point of view of the students, they showed a greater interest in adopting a healthy lifestyle and they also felt that the implementation of the programme had contributed to improving the quality of peer relationships. Regarding the impact of the implementation of the 'Aventura da Vida' programme on the teachers, we found that they felt that the programme had given them the opportunity to improve their work as teachers, made them reflect on their views of leadership and helped them to change their teaching practices. In general, the 'Aventura da Vida' programme stands out in areas such as promoting the quality of relationships, increasing participation and satisfaction with the school, and teachers consider that it.porEducação em saúdePoder localIntermunicipalidadeClima de escolaLiderança dos professoresHealth educationLocal powerIntermunicipalitySchool climateTeacher leadership"A Aventura da Vida” nas escolas do 1.º CEB da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: um programa de educação para a saúdemaster thesis203942060