Santos, Maria da GlóriaOliveira, Isolina2024-12-192024-12-192024-12Santos, Maria da Glória; Oliveira, Isolina - Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratório. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 8, nº 1 (jan.-junho 2025)2182-4967http://hdl.handle.net/10400.2/16983Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a aprendizagem profissional dos professores decorrente da diversidade de desafios que têm vindo a enfrentar, sobretudo nos últimos anos. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem num agrupamento de escolas do norte do país, num contexto de pluralidade social e cultural, onde se concretizam vários projetos envolvendo recursos digitais. Recorreu-se a uma abordagem mista com a aplicação de um questionário aos docentes e à realização de focus group com professores de referência, influentes na comunidade e com funções de coordenação de departamentos e/ou de projetos. Os resultados evidenciam que os professores deste agrupamento desenvolveram modos de trabalho colaborativo assentes em atividades, relações, interações e construção de recursos digitais para a sua atualização contínua. Neste processo que configura novas abordagens de aprendizagem profissional foi possível identificar alguns fatores que, potencialmente, favorecem ou dificultam o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem. A investigação em curso noutros agrupamentos de escolas vai permitir uma compreensão mais sólida dessas abordagens e apoiará recomendações futuras para o desenvolvimento profissional dos professores.This paper presents an exploratory study on teachers' professional learning in the face of the diversity of challenges they have been facing, especially in recent years. The main objective was to understand the functioning and development of learning ecologies in a group of schools in the north of the country, in a context of social and cultural plurality where various projects involving digital resources are being realized. A mixed approach was used, with a questionnaire being applied to teachers and focus groups being held with reference teachers who are influential in the community and who coordinate departments and/or projects. The results show that the teachers have developed collaborative working methods based on activities, relationships, interactions, and the construction of digital resources for their continuous updating. In this process that shapes new approaches to professional learning, it was possible to identify some factors that, potentially, encourage or hinder the development of learning ecologies. Ongoing research in other school clusters will provide a more solid understanding of these approaches and support future recommendations for teachers' professional development.porAprendizagem profissional contínuaBem-estarEcologias de aprendizagemSupervisão e colaboração profissionalTecnologias digitaisContinuous professional learningDigital technologiesLearning ecologiesStudent well-beingSupervision and professional collaborationAprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratórioTeachers' continuous professional learning in digital contexts: an exploratory studyjournal articlehttps://doi.org/10.34627/redvol8iss1e202502