Afonso, Ana Paula2020-08-052020-08-052016Afonso, A. P. (2016). A Gestão Contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem), C. Maciel, K.M. Alonso, M. C. Paniago (Orgs). Educação a Distância: Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos, pp. 111-140. Ed. Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá.978-85-327-0585-3http://hdl.handle.net/10400.2/9915Este capítulo apresenta uma resenha sobre o paradigma comunitário da aprendizagem, à luz de três perspetivas complementares: abordagem desconstrutivista, abordagem [socio]construtivista e, a abordagem contextual. Em seguida enunciamos os pressupostos teóricos que traduzem a nossa leitura sobre a geração de comunidades virtuais (de aprendizagem). Concluimos com algumas orientações gerais para a geração e gestão de CVA contemplando, não apenas o contexto tecnológico, mas também os contextos pedagógico e relacional, resultantes da observação do fenómeno de gestão de comunidade de aprendizagem online.porAprendizagem contextualGeração de comunidades virtuais de aprendizagemComunidades virtuais de aprendizagemPrincípio da construção coletivaPrincípio da transação coletivaAntecipação coletivaGestão do contexto do não-lugarA gestão contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem)book part