Teodoro, AnaLuís, Leontina2008-12-232008-12-232006-03Teodoro, Ana; Luís, Leontina - O saber ocupa lugar : Frei Luis de Sousa no ensino de português. "Discursos [Em linha] : estudos portugueses e comparados". ISSN 0872-0738. S. 6, nº 1 (Março 2006), p. 201-2210872-0738http://hdl.handle.net/10400.2/412A introdução de um texto literário nos currículos escolares pressupõe o reconhecimento do seu estatuto ímpar e das possibilidades formativas a ele associadas. O presente estudo propõe-se analisar a presença de Frei Luís de Sousa nos programas de Português do ensino secundário (1888-2005) e reflectir sobre o contexto e os objectivos subjacentes à sua leccionação. O estudo contempla também o ensino de Português no estrangeiro, ao nível dos leitorados, mediante a análise dos programas disponíveis no Instituto Camões (1999-2003). Frei Luís de Sousa, o mais importante texto dramático de Almeida Garrett e obra de vulto da Literatura Portuguesa, viu reconhecido o seu carácter de excepção e tem vindo a integrar de forma continuada os programas de Português do ensino secundário e de forma pontual os programas de ensino da língua no estrangeiro. Não se lêem os clássicos por dever ou por respeito mas só por amor. Salvo na escola: a escola deve dar-nos a conhecer bem ou mal um certo número de clássicos entre os quais poderemos depois reconhecer os “nossos” clássicos.porLiteratura portuguesaAlmeida Garrett, 1799-1854Língua portuguesaEnsino de línguasEnsino secundárioO saber ocupa lugar : Frei Luis de Sousa no ensino de portuguêsjournal articleCC BY-NC 4.0