Carvalho, Madalena2018-11-062018-11-062018-10-04Carvalho, Madalena - Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta: a rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade. In Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, 9, Lisboa, 2018. "Conferência..." [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2018. 25 p.http://hdl.handle.net/10400.2/7641Conferência realizada no ISCTE, de 2-4 de outubro de 2018Apresenta-se a comunidade de prática da Universidade Aberta (UAb), relativa à produção e disponibilização de recursos educacionais abertos, através do seu Repositório Institucional. O Repositório Aberto estrutura-se em torno dos conceitos de acesso aberto e de educação aberta. Para além de armazenar, preservar e promover o acesso digital à publicação científica, editada pelos autores nos moldes tradicionais, a UAb utiliza o seu Repositório para disponibilizar, de modo integrado, toda a produção intelectual da instituição, nomeadamente recursos de natureza pedagógica. Enquanto ferramenta alinhada com a estratégica de inovação pedagógica da instituição, este é um projeto inédito em instituições de ensino superior de Portugal. Para potenciar a qualidade dos conteúdos e promover a ampliação da sua utilização enquanto recursos educacionais abertos, o desenvolvimento e sustentabilidade deste projeto, assenta numa estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitam pela interoperabilidade, efetivar a partilha efetiva de conhecimento e a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de recursos educacionais abertos. Analisam-se os novos cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração interinstitucional, agregadas ao projeto no âmbito das parcerias estabelecidas entre a UAb e as instituições brasileiras CAPES, FioCruz e UNESP.porRecursos educacionais abertosAcesso abertoEducação abertaInteroperabilidadeRecursos educacionais abertos na Universidade Aberta: a rede como estratégia de comunicação e sustentabilidadeconference object