Charana, CarlaAfonso, Ana PaulaMorgado, Lina2023-12-182023-12-182023Charana, C., Afonso, A., Morgado, L. (2023). AGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em E@D: o que nos diz a literatura. In L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravino, A. Loureiro (2023). Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, pp.115-120. LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5978-972-674-954-7http://hdl.handle.net/10400.2/15267e-AGEING+ é um projeto de investigação em curso, que trabalha a questão da exclusão digital e isolamento social dos idosos como condicionante para um envelhecimento ativo e inclusivo e, visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento e a promoção do empoderamento digital, envelhecimento ativo e inclusivo e da melhoria da qualidade de vida dos idosos. Para o efeito, numa abordagem design-based-research, está em desenvolvimento e implementação um curso de literacia digital para idosos em ensino a distância. Teoricamente, este projeto assenta numa revisão sistemática da literatura que permite posicionar o estado da arte em torno de quatro eixos interrelacionados: isolamento social, envelhecimento, alfabetização digital e presencialidade. Apresenta-se a síntese desta revisão da literatura que aponta para a existência duma relação positiva entre o empoderamento digital do idoso e da redução da sua vulnerabilidade na sociedade pós digital. Conclui-se, ainda, que a educação a distância tem um papel crucial num porvir inclusivoporEnvelhecimento ativoInclusão digitalAlfabetização digitalEducação a distânciaRevisão sistemática da literaturaAGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em E@D: o que nos diz a literaturaconference objecthttps://doi.org/10.34627/leadt.2023.5