Sousa, NorbertoRodrigues, VitorEsperança, CláudioFrancisco, Manuela2021-09-212021-09-212015Sousa, Norberto; et al. - Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 10, nº especial (2015), p. 79-901646-6330http://hdl.handle.net/10400.2/11084Vol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusãoNo âmbito dos testes de acessibilidade à plataforma de eLearning (Moodle 2.7) do IPLeiria, onde foi integrada a plataforma de webconferência BigBlueButtonv 0.81, realizou-se uma sessão de teste, com leitores de ecrã, com o objetivo de avaliara acessibilidade do interface e das funcionalidades disponíveis para a audiência e para o apresentador. Foram também realizados testes de acessibilidade ao serviço Colibri 2.0 (plataforma de gestão de reuniões e Adobe Connect), uma vez que este serviço é disponibilizado, de forma gratuita, pela FCT/FCCN, às instituições de ensino superior portuguesas. Foram tidos como critérios de seleção da ferramenta a sua integração com a plataforma Moodle, as funcionalidades de partilha de documentos, ecrã e a gravação das sessões, assim como a acessibilidade a diferentes perfis de utilizadore a diferentes tecnologias. Foram realizados testes de perícia na validação da acessibilidade das plataformas, nomeadamente a navegaçã por teclado e com leitor de ecrã. Verificou-se que a plataforma BigBlueButton integrada no Moodle do IPLeiria é mais amigável para os leitores de ecrã.In the context of the eLearning platform (Moodle 2.7) accessibility evaluation of the IPLeiria, where a web conferencing system (BigBlueButton) was integrated, we held a test session, with screen readers,on this platform to verify the accessibility of the interface and the features available to the audience and to the presenter. These accessibility tests were also performed to the Colibri service (meetings management platform and Adobe Connect), since this service is made available by the FCT/FCCN, free of charge, to the Portuguese higher education institutions. The following criteria were considered for choosingthe best platform to be used in our institution: document and screen sharing, and recording features, as well as the accessibility to different user profiles and different technologies. Skill tests were performed to validate the accessibility of the platforms, including keyboard and screen reader navigation.We have found thatthe BigBlueButton platform is more user-friendly and more accessible to screen reader users.poreLearningWebconferênciaAcessibilidadeLeitor de ecrãWeb conferenceAccessibilityScreen readerAcessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiriaAccessibility in web conferencing platforms BigBlueButton V0.81 and Colibri 2.0 (Adobe Connect): case IPLeiriajournal articlehttps://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.652182-1801