Gomes, Gracinda F. B.Santos, Paulo Talhadas dosAzeiteiro, Ulisses2015-01-162015-01-162014Gomes, Gracinda F. B.; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, Ulisses - A literacia ambiental dos alunos finalistas do ensino secundário : o caso da Escola Secundária da Moita. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 5, nº 1 (2014), p. 1-211647-323Xhttp://hdl.handle.net/10400.2/3601O presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.porLiteracia ambientalConhecimentosAtitudesCompetênciaCidadaniaA literacia ambiental dos alunos finalistas do ensino secundário : o caso da Escola Secundária da Moitajournal articlehttp://revistas.ua.pt/index.php/captar/issue/view/209