Braz, AnaAlte, Lia de Jesus Rente da Silva Albuquerque Moreira de2025-12-052025-12-052025-10-222025-12-05http://hdl.handle.net/10400.2/20506Tese de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade AbertaA presente dissertação de mestrado propõe práticas pedagógicas orientadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas portuguesas com currículo português e de língua veicular portuguesa, mas cujo público-alvo não possui, na sua maioria, este idioma como língua materna. A investigação destaca a integração da metodologia L+STEAM, focando-se no desenvolvimento de materiais didáticos originais que abordam a compreensão e expressão orais e escritas, além de exercícios gramaticais, adaptados a esses alunos. Devido a restrições de recursos em escolas semiprivadas, os materiais são projetados para serem de baixo custo, facilitando a potencial aplicação em diversos contextos educativos. A dissertação organiza-se em três capítulos: O primeiro capítulo debruça-se sobre a aprendizagem do português por falantes de mandarim, identificando desafios e estratégias eficazes; no segundo capítulo, caracterizamos a comunidade educativa da escola e do público-alvo do estudo e no terceiro capítulo apresentamos os materiais desenvolvidos, incluindo atividades interativas baseadas em STEAM, perspetivando percursos exploratórios, problematizando e criticando a sua relevância e o seu impacto em contexto. A presente pesquisa visa contribuir para a reflexão a sobre o ensino de português junto de alunos chineses e inovar nas práticas pedagógicas em cenários multiculturais, promovendo métodos integrados que valorizam a transdisciplinaridade e a adaptação cultural.This master's thesis examines pedagogical practices aimed at Primary Education in Portuguese schools with a Portuguese curriculum and Portuguese as the medium of instruction, but whose target audience mostly does not have this language as their mother tongue. The research highlights the integration of the L+STEAM methodology, focusing on the development of original educational materials that address oral and written comprehension and expression, as well as grammar exercises, tailored to these students. Due to resource constraints in semi-private schools, the materials are designed to be low-cost, facilitating potential application in various educational contexts. The thesis is organized into three parts: I. Theoretically analyzes the learning of Portuguese by Mandarin speakers, identifying challenges and effective strategies; II. This chapter details the school’s educational community and the target audience of the study; III. Presents the developed materials, including interactive activities based on STEAM, exploring pathways that question and critique their relevance and impact in context. The research aims to contribute to reflections on teaching Portuguese to Chinese students and to innovate pedagogical practices in multicultural settings, promoting integrated methods that value transdisciplinarity and cultural adaptation.porEnsino do português1º cicloEnsino básicoAlunos chinesesPropostas didáticasL+STEAMTeaching portuguesePrimary educationChinese studentsEducational proposalsL+ STEAM em português para alunos chineses do 1.º ciclo: propostas didáticasL+ STEAM in Portuguese for Chinese primary school students: educational proposalsmaster thesis