Ramos, NatáliaVieira, Zânia Maria Rios Aguiar2024-11-142024-10-012024-11-14http://hdl.handle.net/10400.2/16775A presente investigação tem como objetivo analisar o acolhimento, a integração, as relações interculturais, as oportunidades e benefícios, assim como as dificuldades e riscos psicossociais de estudantes estrangeiros de uma Universidade Federal do nordeste brasileiro (UFRN), a considerar os ambientes universitário e onde o estudante cumpre o estágio curricular. Busca-se, portanto, analisar e compreender como ocorrem os processos migratórios internacionais relacionados com o acolhimento e a integração dos discentes na Universidade e na organização onde se dá o estágio, bem como os riscos psicossociais e as relações interculturais da vivência em país estrangeiro, especialmente em situação de estágio e oportunidades decorrentes desta experiência de mobilidade e internacionalização. Tal objetivo geral conta com a participação dos alunos estrangeiros matriculados na UFRN no período de 2017 a 2021 e matriculados na disciplina Estágio Curricular dos cursos de graduação desta Universidade Federal brasileira, através de um estudo de caso, com utilização de paradigmas qualitativo e quantitativo. A análise dos resultados foi dividida em cinco tópicos. O primeiro versou sobre o perfil sociodemográfico dos estudantes em mobilidade acadêmica, concluindo que a maioria dos participantes eram do sexo masculino, jovens, solteiros e mais de 85% eram do continente africano. No segundo tópico analisado sobre o acolhimento e cultura organizacional da Universidade, os estudantes avaliaram de forma positiva o acolhimento na Universidade, entretanto, mais de metade afirmou que a UFRN não apresentou as oportunidades de estágio aos alunos. Além disso, quase todos os estudantes afirmaram que a Universidade respeitava a diversidade religiosa, entretanto mais da metade relatou ter sofrido preconceito por ser estrangeiro, enquanto um terço informou ter presenciado palavras e ações ridicularizando os alunos por não falarem português. Por sua vez, no terceiro tópico analisamos o acolhimento na empresa/instituição onde realiza estágio, quase todos os participantes da pesquisa foram informados pela chefia sobre as atribuições que teriam a desenvolver na empresa/instituição, enquanto 80% relataram que cumpriram o plano de estágio. No quarto tópico analisamos as competências interculturais, que englobam atitudes, habilidades e conhecimentos. Os estudantes demonstraram conhecer bem a cultura brasileira e muitos adotaram modos de vida dos brasileiros, a grande maioria referiu atitudes tolerantes em relação a outras opiniões e estarem dispostos a resolver conflitos interculturais na Universidade e no ambiente de estágio. Por último, no quinto tópico sobre os riscos psicossociais, mais de metade dos discentes afirmaram que, às vezes, não tinham tempo para completar todas as tarefas do seu trabalho e estudos. Metade dos estudantes afirmou não ter oportunidade de apresentar novas ideias no ambiente de estágio, embora mais de três quartos dos participantes disse ter sido valorizados no estágio. Sobre a saúde, dois terços praticavam desporto, metade dos estudantes participantes da pesquisa consumiam álcool e menos de um quinto informou que usavam drogas. Cerca de dois terços sentiam solidão, um quarto dos estudantes apresentaram insônia e quase todos sentiam exaustão mental, com alteração de humor, além de outros riscos resultantes de algum assédio moral e sexual no ambiente do estágio relatados pelos estudantes.The present investigation aims to analyze the reception, integration, intercultural relations, opportunities and benefits, as well as the difficulties and psychosocial risks of foreign students at a Federal University in northeastern Brazil (UFRN), considering the university environments and where the student completes the curricular internship. The aim, therefore, is to analyze and understand how international migration processes occur related to the reception and integration of students at the University and in the organization where the internship takes place, as well as the psychosocial risks and intercultural relationships of living in a foreign country, especially in internship situations and opportunities arising from this experience of mobility and internationalization. This general objective includes the participation of foreign students enrolled at UFRN from 2017 to 2021 and enrolled in the Curricular Internship discipline of the undergraduate courses at this Brazilian Federal University, through a case study, and using qualitative and quantitative paradigms. The analysis of the results was divided into five topics. The first focused on the sociodemographic profile of students undergoing academic mobility, concluding that the majority of participants were male, young, single and more than 85% were from the African continent. In the second topic analyzed about the reception and organizational culture of the University, students positively evaluated the reception at the University, however, more than half stated that UFRN did not present internship opportunities to students. Furthermore, almost all students stated that the University respected religious diversity, however more than half reported having suffered prejudice for being foreign, while a third reported having witnessed words and actions ridiculing students for not speaking Portuguese. In turn, in the third topic we analyzed the reception in the company/institution where they carried out an internship, almost all research participants were informed by their manager about the tasks they would have to carry out in the company/institution, while 80% reported that they fulfilled the internship plan. In the fourth topic we analyze intercultural competencies, which encompass attitudes, skills and knowledge. The students demonstrated that they knew Brazilian culture well and many adopted Brazilian ways of life, the vast majority reported tolerant attitudes towards other opinions and were willing to resolve intercultural conflicts at the University and in the internship environment. Finally, in the fifth topic on psychosocial risks, more than half of the students stated that, sometimes, they did not have time to complete all the tasks of their work and studies. Half of the students said they did not have the opportunity to present new ideas in the internship environment, although more than three-quarters of the participants said they were valued in the internship. Regarding health, two thirds played sports, half of the students participating in the survey consumed alcohol and less than a fifth reported using drugs. Around two thirds felt lonely, a quarter of the students had insomnia and almost all felt mental exhaustion, with changes in mood, in addition to other risks resulting from some moral and sexual harassment in the internship environment reported by the students.porMobilidade estudantil internacionalAcolhimentoRiscos psicossociaisInterculturalidadeEstágioDesafios interculturaisInternational student mobilityReceptionPsychosocial risksInterculturalityInternshipIntercultural challengesMobilidade estudantil internacional: estudantes estrangeiros de uma Universidade Federaldoctoral thesis101794126