Schuster, Bruna ElisaSchlemmer, Eliane2025-02-172025-02-172024-12-31Schuster, B. E., & Schlemmer, E. (2024). CONECTAKATCHING:: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnLIFE. Video Journal of Social and Human Research, 3(2), 1–12. Recuperado de https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/592795-5745http://hdl.handle.net/10400.2/19554A sociedade vive uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico digital e o advento de hiperinteligências. É fundamental que a Educação discuta o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste contexto. A partir dos conceitos de Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2001, 2015) e Ato Conectivo Transorgânico (Di Felice, 2017), o artigo problematiza “como desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE”. O objetivo é desenvolver, na perspectiva da co-criação, práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas e gamificadas no contexto da Educação OnLIFE. O processo de cocriação foi acompanhado pelo Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso envolveu as etapas: retomada dos elementos presentes em ações da Rede ConectaKaT; oficinas de Metaverse e Roblox; desenvolvimento da narrativa gamificada; elaboração dos materiais físicos e vivência da ação. Nas análises emergiram pistas sobre: a visão ecossistêmica do mundo, a cultura/história dos lugares, os processos colaborativos e cooperativos e a ampliação da experiência do habitar com Realidade Aumentada. Evidenciou-se a potência do desenvolvimento de práticas pedagógicas que conectam humanos e não humanos num percurso de invenção, a partir da problematização do mundo, no tempo presente. Essas práticas implicam a hibridização de tempos, espaços, tecnologias, presenças e modalidades, contribuindo para a formação em contextos ecologicamente conectados.Society is undergoing rapid transformation, driven by digital technological advances and the advent of hyperintelligences. It is essential that Education discuss the development of pedagogical practices in this context. Based on the concepts of Inventive Learning (Kastrup, 2001, 2015) and Transorganic Connective Act (Di Felice, 2017), the article problematizes “how to develop pedagogical practices from the perspective of the OnLIFE Education Paradigm”. The objective is to develop, from the perspective of co-creation, sympoietic, inventive and gamified pedagogical practices in the context of OnLIFE Education. The co-creation process was accompanied by the Cartographic Method of Research-Intervention. The path involved the following steps: resumption of the elements present in actions of the ConectaKaT Network; Metaverse and Roblox workshops; development of the gamified narrative; preparation of physical materials and experience of the action. The analyses revealed clues about the ecosystemic vision of the world, the culture/history of places, collaborative and cooperative processes, and the expansion of the experience of iving with Augmented Reality. The potential of developing pedagogical practices that connect humans and non-humans in a journey of invention,based on the problematization of the world in the present time, was highlighted. These practices imply the hybridization of times, spaces, technologies,porAprendizagem inventivaPrática pedagógicaCidades educadorasEducação OnlifeInventive learningPedagogical practiceEducating citiesOnlife educationConectakatching: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnlifeConectakatching: pedagogical practices in the Onlife education paradigmjournal article10.18817/vjshr.v3i2.59