Moreira, J. AntónioOliveira, Elsa Marina Grilo de2014-06-262014-06-262014Oliveira, Elsa Marina Grilo de - Bibliotecas escolares 2.0 e a implementação de portais agregadores de recursos educativos digitais [Em linha] : indicadores de sucesso. Lisboa : [s.n.], 2014. 213 p.http://hdl.handle.net/10400.2/3290Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaA introdução das tecnologias digitais nas escolas vem exigir novas competências aos professores e aos alunos. Esta nova realidade da sociedade da Informação e do Conhecimento contribuiu para repensar novas formas e contextos de aprendizagem face à imensa informação disponível na Web. A Biblioteca Escolar, enquanto estrutura mediadora que seleciona, organiza, partilha e difunde junto da comunidade educativa recursos de informação disponíveis, deve aderir às novas formas de acesso à informação, contribuindo para que os alunos adquiram as competências conducentes a um desempenho ativo, critico e consciente. O presente estudo assumiu uma abordagem quantitativa de recolha e análise de dados e teve como participantes alunos e professores de uma escola secundária do concelho de Vila Franca de Xira. Neste trabalho analisámos o impacto que a implementação de um sistema de gestão de informação de Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Alves Redol, de Vila Franca de Xira, e em particular da Biblioteca Escolar da escola sede, associado a um conjunto de recursos da Web 2.0, pode ter na motivação dos alunos, aquando da pesquisa de informação, e na motivação dos professores para a partilha de conteúdos digitais que promovam as competências de literacia da informação, tecnológica e digital da comunidade educativa. Após termos concebido um portal que permite a gestão da informação da Biblioteca Escolar e que disponibiliza à comunidade escolar e não escolar o acesso aos recursos educativos digitais, os resultados apontam no sentido de maiores índices de motivação dos docentes na criação e partilha dos seus conteúdos digitais e de índices mais elevados de motivação por parte dos alunos no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.The introduction of digital technologies in schools is requiring new skills to teachers and students. This new reality of Information and Knowledge Society contributed to rethink new forms and contexts of learning due to the vast information available on the Web. The school library, as a mediating structure that selects, organizes, shares and disseminates available information resources to the educational community, must adhere to the new forms of access to information, helping students to acquire skills leading to an active performance, critical and aware. The present study has taken a quantitative approach collecting and analysing data. The participants were students and teachers from a secondary school in the area of Vila Franca de Xira. In this work we analyzed the impact that the implementation of a management information system in the School Libraries of a group of schools in Vila Franca de Xira, in particulary the School Library of the secundary school, associated with a set of Web 2.0 resources can have on students' motivation when researching information and motivation of teachers for sharing digital content to promote the skills of information literacy, technology and digital educational community. After we designed a portal that allows the management of the school library and information available to the school community access to digital educational resources, as well as abroad, the conclusions suggest greater higher levels of motivation of teachers to create and share their digital content and a higher levels of motivation among students during the development of research.porBibliotecas escolaresInternetWeb 2.0Tecnologia da informação e comunicaçãoRecursos educacionaisSchool libraryDigital learning resourcesManagement information systemInformation and communication technologiesWeb 2.0 toolsBibliotecas escolares 2.0 e a implementação de portais agregadores de recursos educativos digitais : indicadores de sucessomaster thesis201139758