Dias, Paulo2012-10-182012-10-182008Dias, Paulo - Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 4-101646-933Xhttp://hdl.handle.net/10400.2/2177Pretendemos abordar no presente texto a mudança dos ambientes de aprendizagem em rede, nomeadamente no sentido da deslocação do foco na sua concepção enquanto espaços de informação e comunicação para a actividade interaccional das redes sociais de publicação, aprendizagem e conhecimento colectivo. Nestas últimas, a aprendizagem é sustentada pela dinâmica da rede nos contextos de construção colaborativa dos objectos e narrativas de conhecimento da comunidade, e na integração das representações sociais na elaboração de uma prática comum e partilhada. Partindo da concepção reguladora da e-moderação nos ambientes de aprendizagem online, através dos processos de organização e dinamização das actividades, propomos uma nova interpretação das formas avançadas de interacção social que ocorrem no âmbito das comunidades de aprendizagem através da qual se desenvolve a mediação colaborativa.porMediação colaborativaE-moderaçãoInteração socialComunidades de aprendizagem onlineDa e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagemjournal article