Silva, Ana IsabelBalula, João PauloMatos, Isabel Aires deAmante, SusanaCastelo, AdelinaMelão, Dulce2022-07-082022-07-082016Silva, Ana Isabel, Balula, João Paulo, Matos, Isabel Aires, Amante, Susana, Castelo, Adelina, & Melão, Dulce (2016). Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares. In Barbara Hlibowicka-Węglarz, Justyna Wiśniewska, & Edyta Jabłonka (Eds.), Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (pp. 195-208). Lublin: Editora da Universidade Marie Curie-Skłodowska. (ISBN 9788377849149)9788377849149http://hdl.handle.net/10400.2/12024A relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.porManuais escolaresMetas curriculares de portuguêsEducação literáriaDidática do portuguêsFormação de leitoresManuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curricularesbook part