Sequeira, Rosa Maria2024-11-152024-11-152023-04-11http://hdl.handle.net/10400.2/16789Comunicação apresentada no II Fórum de Estudos Globais em 11 de abril de 2023.As questões éticas são centrais na Literatura Juvenil com a integração progressiva dos adolescentes e jovens na comunidade. Enquanto categorias biológicas e simultaneamente sociais, a adolescência e a juventude são fenómenos próprios do desenvolvimento humano e também etiquetas atribuídas pela sociedade que as associa à contracultura ou cultura pop. No mercado editorial dos livros, a Literatura Juvenil marca presença visível com prémios literários e uma produção que pretende dar resposta às inquietações desse público leitor, em que objetivos de índole educativa e moral subjazem à conceção dos trajetos iniciáticos de heróis e heroínas, de temas e motivos que ora incidem no quotidiano dos jovens ora tratam de fantasias que, por vezes, expõem o caráter sério de verdades. Esta comunicação tem em conta obras literárias que devem fazer parte da educação do jovem, considerando a leitura sob uma perspetiva ética em face de acontecimentos globais marcantes. A adoção desta perspetiva faz incidir a nossa atenção não apenas nos aspetos mais alargados do ambiente social global mas também em formas adotadas pela literatura clássica como sejam a parábola e a alegoria que, em si, proporcionam uma comunicação literária livre. Defendemos que é fundamental a consciencialização do jovem leitor perante fenómenos globais atuais como também é extremamente importante proporcionar uma interpretação individual em que o controlo é nulo e é desenvolvida a faculdade de julgamento na leitura literária.porEducação literáriaCulturas juvenisLeituraCânoneA leitura na adolescência e na juventude em face da globalizaçãoconference object