Barros, Daniela Melaré VieiraMostaço, Maria Eduarda Manso2025-10-232025-10-232025-09-232025-10-23http://hdl.handle.net/10400.2/20385Tese de Mestrado em Supervisão Pedagógica, apresentada à Universidade AbertaO processo de desenvolvimento profissional docente envolve uma série de fatores, ocorre de forma contínua e dinâmica e permeia autoconhecimento, contexto, prática docente e reflexão crítica. A formação contínua é uma das maneiras por meio da qual o professor busca seu desenvolvimento profissional. Esta investigação analisou a relação da formação de aperfeiçoamento Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) oferecida no âmbito do Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores com o desenvolvimento profissional de professores que participaram do programa, e qual a pecepção dos professores sobre a referida formação. É um estudo de caso, de metodologia qualitativa, realizado por meio de análise bibliográfica, documental, questionário e entrevistas. Ao total, participaram da formação 100 professores de todo o Brasil, destes responderam ao questionário 46, e 5 participaram da entrevista. Destaca-se que pelo número reduzido de entrevistas não é possível fazer generalizações a partir dos resultados deste trabalho. Apesar disso, verificou-se que a formação ABC teve impacto significativo no desempenho profissional dos professores (89,1%), melhorando inclusive a motivação para atuar em sala de aula (91,3%). Os resultados desta pesquisa também apontaram que foi possível aplicar o conhecimento do curso ABC na rotina profissional dos professores (80,4%), além disso, 80,4% deles indicaram que sentem-se capazes de compartilhar o conhecimento do curso com outras pessoas. As entrevistas revelaram transformações nas práticas pedagógicas, resultados positivos no desempenho dos alunos e uma ampliação das percepções sobre alfabetização, além da valorização das trocas de experiências e da disseminação do conhecimento adquirido. Finalmente, também emergiram questões relacionadas à falta de apoio institucional, às dificuldades e resistências de gestores na implementação das propostas nas redes de ensino.The process of professional development of teachers involves a series of factors, occurs continuously and dynamically, and permeates self-knowledge, context, teaching practice, and critical reflection. Continuous training is one of the ways through which teachers seek their professional development. This research analyzed the relationship between the Science-Based Literacy (ABC) training offered within the scope of the Exchange Program for Continuing Education of Literacy Teachers and the professional development of teachers who participated in the program, and what the teachers' perceptions of said training were. This is a case study, with qualitative methodology, carried out through bibliographic and documentary analysis, questionnaires, and interviews. In total, 100 teachers from all over Brazil participated in the training, of which 46 answered the questionnaire, and 5 participated in the interview. It is noteworthy that due to the small number of interviews, it is not possible to generalize the results of this study. Despite this, it was found that the ABC training had a significant impact on the professional performance of teachers (89.1%), including improving motivation to work in the classroom (91.3%). The results of this research also showed that it was possible to apply the knowledge from the ABC course in the professional routine of teachers (80.4%), and teachers (80.4%) indicated that they feel capable of sharing the knowledge from the course with others. The interviews indicated changes in pedagogical practices, positive results in student performance and an increase in perceptions about literacy, in addition to the appreciation of the exchange of experiences and the dissemination of acquired knowledge. Finally, issues related to the lack of institutional support and the difficulties and resistance of managers in implementing the proposals in the education networks also emerged.porDesenvolvimento profissional docenteFormação de professoresFormação continuadaCurso ABCProfessional development of teachersTeacher trainingContinuing educationABC CourseCurso alfabetização baseada na ciência – ABC e o desenvolvimento profissional docente: uma experiência entre Brasil e PortugalScience-based literacy course – ABC and professional teacher development: an experience between Brazil and Portugalmaster thesis