Dias, Isabel de Barros2019-02-042019-02-042010Dias, Isabel de Barros - Sedução e equívoco. In Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2, Évora, 2009 - "A língua portuguesa [Em linha]: ultrapassar fronteiras, juntar culturas". Editado por Maria João Marçalo [et al.]. Évora: Universidade de Évora, 2010. ISBN 978-972-99292-4-3. 20 p.978-972-99292-4-3http://hdl.handle.net/10400.2/7909II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, realizado na Universidade de Évora de 6-11 de Outubro de 2019. (SLT 61 – “De amor escrevo, de amor trato e vivo”: o discurso amoroso na lírica e na narrativa literária em língua portuguesa)Na lírica medieval galego-portuguesa associa-se tradicionalmente a figura da equivocatio às cantigas de escárnio uma vez que é essa a figura aduzida, na “Arte de Trovar” do Cancioneiro da Biblioteca Nacional como preponderante para o estabelecimento da distinção entre cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Porém, considerando que a promoção de equívocos é presença constante em múltiplos discursos de sedução, sendo a sua prática decisiva para a manutenção do jogo amoroso assente na palavra, discute-se aqui a pertinência desta estratégia, também na poesia de amor medieval. Longe de se acantonar na poesia satírica, se considerarmos os diferentes graus discursivos em que a equivocatio se pode manifestar, poderemos considerá-la como transversal à lírica trovadoresca. Dada a sua subtileza, torna-se uma arma eficaz em ambiente de corte, salvaguardando, graças à duplicidade de significações que instaura, não só alusões satíricas, tantas vezes assinaladas, como também jogos poéticos amorosos.porEquivocatioDiscurso amorosoPalavraPoesia trovadorescaLiteratura medievalSedução e equívococonference object