Ramos, NatáliaSerafim, José Francisco2025-09-092025-09-092009Ramos, N. & Serafim, J. F.(2009). Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa intercultural. REPORTÓRIO: Teatro & Dança, UFBA. Ano 12, n.13, p. 89-97.http://hdl.handle.net/10400.2/20206Destaca-se neste texto a importância, características e vantagens da metodologia fílmica na pesquisa e na interdisciplinaridade. Salientam-se igualmente alguns princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos sobre a utilização da imagem documental na pesquisa. Após um rápido panorama histórico e metodológico sobre o filme documentário, desde o surgimento do cinematógrafo em 1895 em França, passando por dois de seus maiores representantes, Robert Flaherty e Dziga Vertov, busca-se mostrar o interesse deste suporte metodológico. Este inclui a imagem estática e em movimento nos trabalhos acadêmicos e foi iniciado pelos pesquisadores Margaret Mead e Gregory Bateson nos anos 1930, seguidos por pesquisadores franceses tais como Marcel Griaule e Jean Rouch, nos anos 1930 e 1940, vindo a se tornar uma disciplina, no sentido amplo do termo, quando a pesquisadora Claudine de France publica o texto Cinema e Antropologia no final dos anos 1970. A partir deste momento, esta nova disciplina, a antropologia fílmica, começa a ser um instrumental valioso para a compreensão do Homem e das atividades humanas em situação de pesquisa.This text focuses on the importance characteristics and advantages of the filmic methodology in research and in interdisciplinary studies. It points out too some principles and methodological behaviors, technique sand analytics about the use of the documentary image in their search. Initially, there is a short historical and methodological review on documentary film, from the beginning of the cinematograph in 1895 in France, going through two of its major representatives – Robert Flaherty and Dziga Vertov. Then, we demonstrate the interest for methodological approach which includes still image and in movement in academic works. This methodology, started by the researchers Margaret Mead and Gregory Bateson in the 1930s, followed by the French Jean Rouch in the 1940s,became a field of study on its own when researcher Claudine de France published her text “Cinema and anthropology”, at the end of the 1970s. From then onwards, this new discipline– filmic anthropology – became a precious tool for the understanding of Man and human activities in research situation.porCinema documentárioPesquisa interculturalMetodologia fílmicaDocumentary filmIntercultural researchFilmic methodologyCinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa interculturalCinema and mise en scène: history, method, and perspectives of intercultural researchbook part10.9771/r.v0i13.4017