Rodrigues, Marisa AndradeCastelo, Adelina2024-12-162024-12-162024-11-22Rodrigues, M., & Castelo, A. (2024). Treino da pronúncia com base em tecnologia digital: um estudo com as consoantes /t/ e /d/ do português europeu. IX Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ásia (Instituto Português do Oriente, Macau, 22-23/11/2024, apresentação online com interação síncrona).http://hdl.handle.net/10400.2/16957A perceção e produção de sons contrastivos de uma L2 na idade adulta pode apresentar desafios (Best & Tyler, 2007; Flege, 1995) que afetam a pronúncia (Castelo, 2021; Oliveira, 2020; Yang, 2014), essencial na comunicação inteligível (Munro & Derwing, 2015). A aplicação do treino fonético de alta variabilidade (HVPT – high variability phonetic training), uma forma de treino da pronúncia com base em tecnologia digital, é uma possibilidade de resposta a essa dificuldade (e.g. Logan et al., 1991; Thomson, 2011). Esta comunicação visa apresentar um estudo com HVPT sobre a aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português, no início da aprendizagem de L2, por falantes nativos de chinês. Os 30 participantes realizaram, em sala de aula, várias sessões de treino (HVPT), bem como pré-testes, pós-testes e pós-testes atrasados de perceção e produção, registando-se um efeito reduzido do treino. Na comunicação pretende-se mostrar o treino usado e discutir as eventuais causas do seu impacto reduzido.porEnsino da pronúnciaTreino fonético de alta variabilidade (HVPT)Consoantes oclusivasPortuguês língua não maternaMandarimTreino da pronúncia com base em tecnologia digital: um estudo com as consoantes /t/ e /d/ do português europeuconference object