Santos, José Rui2019-11-052019-11-052017Santos, José Rui - A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas. In Oliveira, Isolina; Henriques, Susana org. - "Investigação-ação em práticas de liderança educacional" [Em linha]. [Lisboa]: Universidade Aberta, 2017. ISBN 9789726748106. p. 123-1389789726748106http://hdl.handle.net/10400.2/8713A Investigação-Ação, mal aceite nos círculos científicos à data do seu aparecimento mais preocupados com critérios de cientificidade distantes de interpretações naturalistas e de ideologias, constituiu-se como que o parente pobre das metodologias de investigação. Hoje, o panorama é substancialmente diferente, assistindo-se a um desvanecimento dessa espécie de fobia positivista e empirista, durante anos dominante, a tudo o que era qualitativo e interpretativo e ao crescimento do uso deste tipo de metodologia de investigação sobretudo no campo educacional. A Investigação-Ação é, na verdade, cada vez mais utilizada em educação, dado possibilitar aos investigadores agirem sobre um problema real, tentando resolvê-lo à medida que vai sendo estudado, existindo uma interação constante entre o sujeito e os objetos de estudo e podendo ser levada a cabo por um professor na sua própria sala de aula. Existe, então, uma relação muito próxima entre a metodologia da Investigação-Ação e o terreno educativo, sendo esta apresentada por vários autores como a metodologia privilegiada pelo professor-investigador e como aquela que valoriza sobretudo a prática, ou seja, o mundo em que o professor se move e que almeja compreender cada vez mais e melhor, existindo, assim, uma relação dialética entre a prática e o conceito de reflexão. Neste artigo procura-se mostrar como a Investigação-Ação pode conduzir a uma escola eficaz na medida em que promove o desenvolvimento quer das práticas educativas dos professores quer o exercício da liderança educacional.porEficácia nas escolasInvestigação-açãoLiderança educacionalPráticas educativasA investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolasbook part