Mouraz, AnaAbelha, MartaCabral, Sónia Patrícia Silva2023-04-112023-04-112023-03-072023-04-11Cabral, Sónia Patrícia Silva - O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente [Em linha]: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares da ilha Brava - Cabo Verde. [S.l.]: [s.n.], 2023. 115 p.http://hdl.handle.net/10400.2/13566Em tempos atuais, fala-se muito sobre a supervisão dos processos da prática pedagógica, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino com impacto na aprendizagem dos alunos. Pois, ela possui um importante papel nas mudanças das práticas pedagógicas dos professores, promovendo o seu desenvolvimento profissional, e o desenvolvimento qualitativo da escola e de todo o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, e percebendo a relevância dos professores entenderem esse importante papel da supervisão pedagógica, desenvolvemos este estudo, no qual o seu enfoque centra-se em conhecer as perspetivas dos professores e da Direção da Escola Secundária Eugénio Tavares, Brava, Cabo Verde, sobre o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente. Optando por uma metodologia de natureza qualitativa, recorremos à conjugação de diferentes técnicas de recolha de dados: i) entrevista ao Diretor, ao subdiretor pedagógico e aos coordenadores de todos os núcleos de coordenação pedagógica e gestão curricular; ii) inquérito por questionário aplicado a 28 professores do ensino secundário da escola em estudo; iii) e análise dos documentos oficiais e internos. E como técnicas de tratamento de dados foram privilegiadas a análise de conteúdo e a análise estatística descritiva, a fim de organizar e descrever os dados de forma clara. Os resultados, deste estudo permitiram identificar os eixos estratégicos de um modelo de supervisão pedagógica que seja o mais adequado à realidade da escola em estudo, traçando caminhos para mudanças/melhorias das práticas supervisoras que, espera-se, possa ter impacto nas práticas pedagógicas dos docentes, no seu desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem.In Current times, there is a lot of talk about overseeing the processes of pedagogical practice, with the aim of improving the quality of teaching with an impact on the learning of students. For, it plays an important role in changing teachers' pedagogical practices, through the cooperative work between them with special attention to their professional development, the qualitative development of the school and the whole teaching and learning process. Therefore, realizing the relevance of teachers to understand this important role of pedagogical supervision, this study was developed, in which its focus is on knowing the perspectives of teachers and the Direction of the Secondary School Eugénio Tavares, Brava, Cape Verde, on the role of pedagogical supervision in the professional development of teachers. Opting for a qualitative methodology, the combination of different data collection techniques was used: i) interview to the Director, the pedagogical deputy director and the coordinators of all centers of pedagogical coordination and curriculum management; ii) questionnaire survey applied to 28 secondary school teachers in the school under study; iii) and analysis of official and internal documents. And as data processing techniques were privileged content analysis and basic statistical analysis in order to organize and describe the data clearly. The results of this study allowed identifying the strategic axes of a pedagogical supervision model that is the most appropriate to the reality of the school under study, tracing paths for changes/improvements in supervisory practices that will have an impact on teachers' pedagogical practices, their professional development and consequently on improving the teaching and learning process.porSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissionalDocentesPráticas supervisivasCabo VerdePedagogical supervisionTeacher professional developmentSupervisory practicesO papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares da ilha Brava - Cabo Verdemaster thesis203271874