Cotrim, SôniaCardoso, Teresa Margarida LoureiroTeixeira, António2024-07-082024-07-082024http://hdl.handle.net/10400.2/16218Integrado em investigação do mestrado em pedagogia do elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning; apresentado no Ciência 2024, encontro promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 3 e 5 de julho.Este estudo de caso pretende analisar a aplicação do Chat GPT como ferramenta para aprimorar a escrita e a interpretação de textos entre alunos do ensino médio no Brasil, e a percepção dos alunos e professores sobre o uso do GPT, seu impacto na aprendizagem e nas habilidades de escrita. Utilizando uma abordagem metodológica mista, o estudo combinará coleta de dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários, entrevistas, observações e análise documental. Como resultados, espera-se contribuir com diretrizes e sugestões para educadores.porProdução textualRedaçãoInteligência artificialChatGPTEnsino e educação no BrasilExame Nacional do Ensino MédioRecursos educacionais abertosÉticaIA generativa na educação e na pesquisaGPT e produção textual: estudo de caso com alunos e professores do ensino médio no Brasilconference object