Marmeleira, AnaNobre, Ana2020-09-102020-09-102012Marmeleira, A., Nobre, A. (2012). O presente digital: o uso de podcasts e de showcasts. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa978-989-96999-8-4http://hdl.handle.net/10400.2/9990Trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade tanto no ensino online (mas garantindo a não presencialidade e a flexibilidade de horário) como no ensino presencial (contornando o constrangimento que muitos alunos sentem em expor-se oralmente, o imediatismo e a efemeridade da oralidade, e as limitações resultantes do número de alunos por turma). Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usados podcasts e showcasts para praticar e avaliar a oralidade dos estudantes. Fez-se, então, uma aplicação dessa metodologia a uma turma do ensino secundário presencial, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os alunosporPodcastsShowcastsOralidadeEnsino online e presencialLínguas estrangeirasO presente digital: o uso de podcasts e de showcastsconference object