Moreira, J. AntónioCarneirinho, Ana Luísa Costa2024-08-122024-08-122024-07-172024-08-12Carneirinho, Ana Luísa Costa - Sala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química [Em linha]: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantes. [S.l.]: [s.n.], 2024. 153 p.http://hdl.handle.net/10400.2/16471Este projeto investiga o impacto da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), enriquecida com a componente digital, no autoconceito académico de alunos do Ensino Básico. Utilizando uma abordagem de investigação-ação, o estudo implementa a metodologia de SAI numa turma de 8º ano e analisa, sob o paradigma qualitativo, dados obtidos por vários instrumentos, como observações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, numa perspetiva de triangulação dos vários instrumentos utilizados. Os resultados sugerem que a aplicação da SAI em espaços digitais pode influenciar positivamente o autoconceito dos alunos, promovendo maior envolvimento e responsabilidade no processo de aprendizagem. Este estudo contribui para a literatura educacional ao demonstrar como as tecnologias digitais podem ser integradas efetivamente para potencializar práticas pedagógicas inovadoras em contextos de ensino de ciências.This project investigates the impact of the Flipped Classroom (FC) methodology, enriched with a digital component, on the academic self-concept of elementary school students. Using an action research approach, the study implements the FC methodology in an 8th grade class and analyzes, under a qualitative paradigm, data obtained through various instruments such as observations, surveys, and semi-structured interviews, from a triangulation perspective of the various instruments used. The results suggest that the application of FC in digital spaces can positively influence students' self-concept, promoting greater engagement and responsibility in the learning process. This study contributes to the educational literature by demonstrating how digital technologies can be effectively integrated to enhance innovative pedagogical practices in science education contexts.porSala de aula invertidaAutoconceito académicoEducação digitalEnsino híbridoFísicaQuímicaFlipped classroomAcademic self-conceptDigital educationHybrid teachingPhysicsChemistrySala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantesmaster thesis203684923