Guerreiro, AnibalBarros, Daniela Melaré Vieira2019-07-172019-07-172019http://hdl.handle.net/10400.2/8410A evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mu- danças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, no ensino a distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade de os Tutores Virtuais responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a necessidade enorme de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo compreender os novos desafios da educação a distância (EaD) no ensino superior on-line, nomeadamente a programação e o uso de Chatbots, bem como as razões e causas para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores virtuais. Como resultado, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem do uso de Chatbots (assistentes virtuais) na EaD no ensino superior on-line, devido aos enormes benefícios para os intervenientes diretos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja: a instituição, os tutores e os alunos.The technological evolution has contributed significantly to relevant changes in almost all dimensions of our society, namely in education and, consequently, Distance Learning (EaD). Such changes require significant transformations, particularly in the teaching-learning process, and in order to respond to the inability of Virtual Tutors to respond fully to all requests for support from the students and therefore, there is an enormous need to strengthen technologies in order to minimize this problem. This article aims to understand the new challenges of Distance Education (EaD) in online higher education, namely the programming and use of Chatbots, as well as the reasons and causes for its operation. The methodology used was based on the deductive method, resulting from the bibliographic and documentary research process. As a result, the specialized literature has highlighted the enormous advantage of the use of Chatbots (virtual assistants) in Higher Education in online education, due to the enormous benefits to the direct participants of the teaching-apprentice process, that is: The institution, the students.porEaDProgramaçãoTutores virtuaisInteligência artificialChatbotArtificial IntelligenceNew challengesProgrammingVirtual tutorsNovos desafios da educação a distância: programação e uso de ChatbotsNew challenges in distance learning: programming and use of Chatbotsjournal article10.5335/rep.v26i2.8743