Mallmann, Elena MariaNobre, Ana2018-01-112018-01-112015-05978-989-97374-3-3http://hdl.handle.net/10400.2/6878Conferência Internacional realizada em Braga em 2015Analisa-se conceitos da didática e definições sobre recursos educacionais, objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos. Os resultados, oriundos da revisão bibliográfica, evidenciam: a) publicação acentuada a partir da proposição do conceito objetos de aprendizagem; b) terminologia dispersa para tratar do mesmo assunto; c) influência das tecnologias digitais na evolução dos recursos tecnicamente mais fechados para opções de acesso livre; d) publicações com formatos em sites e blogs para além dos artigos em periódicos e capítulos de livros; e) a produção conceitual sobre objetos de aprendizagem digitais impulsionou a criação de repositórios digitais; f) pouca evidência de aplicações práticas. Como conclusão, destaca-se que princípios de acesso, reutilização, remixagem e recompartilhamento resultam da história educacional caracterizada pela natureza teórico-prática dos recursos disponíveis. Sua consolidação implica análise efetiva sobre o potencial prático de implementação.porObjetos de aprendizagemRecursos educacionais abertosTecnologias educacionaisREADos objetos de aprendizagem aos recursos educacionais (abertos)conference object