Ramos, Natália2022-12-282022-12-282022Ramos, N. (2022). Canções, Ritmos e Gestos de Embalar: Tecendo Vínculos, Afetos e Relações de Alteridade. J. L. S. Ferriz, G. Carrera, A. C. S. Bastos & E. Rabinovich (Org.). Horizontes de Alteridade: Sociedade, Família e Subjetividade (pp. 103-130). Salvador: EDUFBA.978-65-5630-318-5http://hdl.handle.net/10400.2/12813Nos horizontes e espaços de alteridade, vislumbram-se diferentes rostos, sujeitos e interfaces, tecem-se subjetividades, vínculos, afetos e identidades, relações objetais, interpessoais, comunicacionais, intrafamiliares, intergeracionais e de alteridade muito precoces entre a mãe e a criança e outros familiares e cuidadores. Constrói-se um valioso património e espaço relacional, transicional, familiar, psicoafetivo, terapêutico, educacional, cultural, musical e poético, onde vozes, ritmos e gestos de embalar desempenham um papel estruturante e função fundamental para o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento psíquico e físico do ser humano. As canções de embalar, de "acalentar", de "ninar", como são designadas nos países lusófonos, particularmente em Portugal e no Brasil, "lullaby songs", nos países anglófonos, "berceuses", nos países francófonos, são melodias e cantos milenares transmitidos de geração em geração, sobretudo através da cultura oral, no seio das famílias pelas gerações femininas, mães e avós, constituindo reportório ancestral cultural, psicológico e afetivo estruturante e enraizado no imaginário individual e coletivo, nas práticas de cuidados, de educação e de desenvolvimento infantil e na relação afetiva da díade adulto-criança. Em Portugal e através dos tempos e dos diferentes lugares do planeta, constituem espaços e expressão de afeto, proteção, segurança, criatividade, alteridade, vinculação e sensibilidade individual e familiar, bem como elementos da cultura e tradição de cada sociedade. A música, o canto, os ritmos sonoros, são importantes meios expressivos, subjetivos e interativos, fundamentos de uma comunicação primária, precoce e universal, sendo que o ambiente sonoro-musical acompanha a vida humana desde o nascimento e ainda no útero materno. O ambiente sonoro e rítmico faz parte do meio que nos rodeia desde muito cedo: absorvemo-lo de forma inconsciente, antes mesmo do nascimento, no útero, no ventre materno, pois o ambiente acústico uterino constitui um universo sonoro único e rico, que proporciona ao feto uma grande diversidade de sons externos e internos. Cada um traz em si, desde a sua existência, a memória do coração materno, e este batimento regular produz uma sensação de segurança, de reencontro e de bem-estar físico e psíquico. Na cultura portuguesa valoriza-se a importância dos cantos, ritmos e gestos de embalar, deste envelope sonoro e postural, nas atividades de maternagem, na relação entre o eu e o outro, nas interações e comunicação precoce, proporcionando um espaço afetivo, de cuidado, de desenvolvimento psicoemocional, cognitivo, físico e social, de harmonia e de reconforto, de construção e transmissão psíquica, cultural e intergeracional.porAlteridadeSubjetividadeRelação Eu-OutroInteração mãe – criançaObjeto e espaço transicionalInteração precoceVinculaçãoRelações familiaresComunicação intrafamiliarCuidados infantisComunicação intergeracionalCulturasMaternagemRituais de adormecimento da criançaSaúde e desenvolvimentoCanções de embalarMúsica e desenvolvimento humanoPsicologiaComunicaçãoEtnopsicologiaAlteritySubjectivitySelf-Other relationshipMother-child interactionEarly interactionObject and transitional spaceAttachmentFamily relationshipsChild careIntergenerational communicationCulturesMotheringSleep rituals for young childrenHealth and developmentLullabiesMusic and human developmentPsychologyCommunicationEthnopsychologyAltéritéSubjectivitéRelation Soi - AutreInteraction mère-enfantInteraction précoceObjet et espace transitionnelAttachementRelations familialesCommunication intrafamilialeSoins infantilesCommunication intergénérationnelleCulturesMaternageRituels d'endormissement du jeune enfantSanté et développementAttachementBerceusesMusique et développement humainPsychologieCommunicationEthnopsychologieCanções, ritmos e gestos de embalar: tecendo vínculos, afetos e relações de alteridadeSongs, rhythms and lullaby gestures: weaving bonds, affective relationships and alterityChants, rythmes et gestes de bercements: tisser des liens et des relations affectives et d'altéritébook part