Bastos, GlóriaVasconcelos, Ana Isabel2016-11-142016-11-142014http://hdl.handle.net/10400.2/5725Neste artigo apresentam-se os resultados de um estudo efetuado com os estudantes de um curso vocacionado para o desenvolvimento profissional de bibliotecários. O objetivo central consiste em analisar de que forma o modelo que foi desenvolvido, ao aliar uma vertente de reflexão teórica mais global, seguindo a modalidade de e-learning, e a aplicação local (em contexto de trabalho) de determinadas ferramentas de análise e de intervenção, corresponde às necessidades de formação destes profissionais. No estudo empírico seguiu-se uma metodologia de base qualitativa, através da aplicação de um questionário aos estudantes do curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação. Os resultados obtidos revelam, entre outros aspectos, que o desenho do curso promove a criação de comunidades de aprendizagem, em que os níveis de interação e de partilha de ideias têm um peso significativo, proporcionando, segundo os inquiridos, experiências mais diversificadas e de melhor qualidade. Ressaltam ainda a importância de uma reflexão crítica, social e profissionalmente contextualizada, realizada no seio de comunidades de aprendizagem, permitindo a construção conjunta do conhecimento e aliando-se, desta forma, uma dimensão “global” com uma dimensão “local”.porFormação de bibliotecáriosDesenvolvimento profissionalElearningPrática profissionalE-Learning e desenvolvimento profissional de bibliotecários : entre o global e o localconference object