Parbato, DaniloHenriques, SusanaCaeiro, Sandra2024-07-012024-07-012024Parbato, D. Henriques, S., Caeiro, S. (2024). Participação Feminina em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas, no Ensino Superior em Mçambique. In V. H. N. Oliveira, S. Henriques, C- P. Vieira (Orgs). Juventudes em Português: expressões juvenis de língua portuguesa (74-89). Arco Editores. https://doi.org/10.48209/978-65-5417-251-3978-65-5417-251-6http://hdl.handle.net/10400.2/16194O tema sobre a participação feminina no ensino superior (ES) em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM) já conta com alguma revisão sistemática da literatura e mapeamento em resposta a algumas perguntas, destacando-se as duas seguintes: (i) Que estudos existem sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM e (ii) Como os papéis e estereótipos de género influenciam a tomada de decisões relacionadas ao ES. O ES em Moçambique, com 60 anos de história celebrados em 2022, tem sido desenvolvido numa distribuição regional histórica (i) de desigualdade na oferta de vagas e (ii) de benefício de instalação de mais instituições de boa reputação nacional apenas na região sul do país. Orientado ainda por um Plano Estratégico não renovado, de 2012 – 2020, contava com 237.777 estudantes, segundo dados de 2020 da Direcção Nacional de Ensino Superior (DNES) e é constituído por 56 instituições de ensino superior (IES), 22 públicas e 34 privadas, distinguindo-se em universidades, academias e institutos superiores e politécnicos. Dada a sua dimensão e por se tratar de um pais em desenvolvimento, torna--se importante estudá-lo, buscando colaborar para a produção de possíveis respostas para a primeira pergunta “sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM”, orientado pelo objectivo geral de analisar o acesso ao ES em Moçambique quanto à equidade de género e à participação feminina em STEM e tendo como objectivos específicos os de (i) distinguir de entre os desafios do acesso ao ES em Moçambique o da equidade de género e (ii) caracterizar o desafio da participação feminina em STEM no ES em Moçambique.porParticipação feminina no Ensino SuperiorSTEM - Ciências, Tecnologias, Engenharias e MatemáticasMoçambiqueParticipação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, no Ensino Superior em Moçambiquebook parthttps://doi.org/10.48209/978-65-5417-251-3