Seabra, FilipaPedras, SandraSilva, PaulaCarlos, Ana Paula2017-07-282017-07-282017Seabra, Filipa; [et al.] - Observatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidade. "Revista de Estudos Curriculares" [Em linha]. ISSN 2183-8755. Vol. 8, nº 1 (2017), p. 69-862183-8755http://hdl.handle.net/10400.2/6616Nos últimos anos, os observatórios em educação têm-se assumido como instituições de relevo no contexto educativo (Lopes, 2010). Pese embora essa presença importante no panorama da prática e da investigação em educação, são ainda raras as análises do conceito de observatório em si, e de observatório no campo educacional em particular, no contexto português. No sentido de fundamentar empiricamente a análise da forma como os observatórios em educação têm sido percecionados e definidos, desenvolvemos uma análise dos sites de diversos observatórios com atividade centrada (total ou parcialmente) em questões educacionais, ainda que sem pretensão de exaustividade, com vista a estabelecer: i) as definições de observatório assumidas pelos próprios observatórios; ii) a natureza dos objetivos a que esses coletivos se propõem; iii) a natureza das instituições que os integram e coordenam. Desenvolveu-se assim uma análise documental, que permite apontar, de forma exploratória, a omissão da definição de observatório, que se subentende mais do que se explicita nos sites analisados; a existência de objetivos de diferente natureza e que integram dimensões de produção e disseminação de conhecimento, mas também de mobilização de recursos e influência sobre a realidade; e o papel preponderante desempenhado por universidades na sua coordenação, a par de outras instituições como as próprias escolas (tomadas como parceiras), ou instituições ligadas ao poder local.porObservatóriosEducaçãoQualidadeObservatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidadejournal article