Ramos, NatáliaMarques, Tânia Santos2025-09-122025-09-122025-06-302025-09-12http://hdl.handle.net/10400.2/20238Tese de Doutoramento em Relações Interculturais, apresentada à Universidade AbertaA interação com indivíduos de outras culturas pode contribuir para a mudança de atitudes etnocêntricas, e o contato entre grupos pode fortalecer as relações intergrupais. Favorece também o desenvolvimento da sensibilidade intercultural, que se refere à dimensão afetiva da competência de comunicação intercultural. Os programas de intercâmbio e mobilidade, nomeadamente o ERASMUS, têm sido instrumentos da maior importância para encorajar a interação entre os jovens europeus e fomentar a interculturalidade, e a experiência de contato colabora de forma positiva para o aumento da consciência intercultural, das habilidades de comunicação intercultural e para o desenvolvimento de competências intelectuais e pessoais. As pesquisas reforçam o papel do contato na promoção da sensibilidade intercultural e evidenciam a sua correlação com algumas variáveis sociodemográficas e psicossociais, tais como, o sexo, o grau académico, o nível de literacia intercultural, a exposição prévia a a outros países e culturas, a competência linguística, a intencionalidade da exposição a outros países e culturas e a motivação para a intencionalidade da exposição a outros países e culturas. O presente trabalho teve como principal objetivo investigar questões relacionadas com a interação entre indivíduos de diferentes culturas, nomeadamente através da análise do nível de sensibilidade intercultural em estudantes do ensino superior e da sua relação com as variáveis em estudo, as quais se encontram ainda pouco exploradas no contexto da população portuguesa. Para este efeito, realizou-se um estudo exploratório e quantitativo com uma amostra de 97 estudantes do ensino superior. A recolha de dados foi realizada através de um questionário composto por variáveis sociodemográficas e psicossociais, e pela Escala de Sensibilidade Intercultural, de Chen & Starosta (2000). Os resultados revelam que o contato com diferentes países e culturas contribui para a promoção de relações interculturais mais satisfatórias, verificando-se, ao nível das variáveis analisadas um impacto positivo no desenvolvimento da sensibilidade intercultural.Interaction with individuals from other cultures can contribute to changing ethnocentric attitudes and contact between groups can strengthen intergroup relations. It also favors the development of intercultural sensitivity, which refers to the affective dimension of intercultural communication skills. Exchange and mobility programs, particularly ERASMUS, have been extremely important instruments in encouraging interaction among young Europeans and fostering interculturality. The experience of contact positively contributes to increasing intercultural awareness, intercultural communication skills, and the development of intellectual and personal competencies. Research reinforces the role of contact in promoting intercultural sensitivity and highlights its correlation with several sociodemographic and psychosocial variables, such as gender, academic level, level of intercultural literacy, prior exposure to other countries and cultures, linguistic competence, intentionality of exposure to other countries and cultures, and motivation for intentionality of exposure to other countries and cultures. The main objective of this study was to investigate issues related to interaction between individuals from different cultures, specifically by analyzing the level of intercultural sensitivity in higher education students and its relationship with the variables under study, which are still little explored in the context of the Portuguese population. To this end, an exploratory and quantitative study was conducted with a sample of 97 higher education students. Data collection was performed using a questionnaire composed of sociodemographic and psychosocial variables, and the Intercultural Sensitivity Scale, by Chen & Starosta (2000). The results reveal that contact with different countries and cultures contributes to the promotion of more satisfactory intercultural relations, with a positive impact on the development of intercultural sensitivity being observed at the level of the variables analyzed.porEstudantes do ensino superiorMobilidade estudantilPrograma ErasmusSensibilidade interculturalPsicossociologia das relações interculturaisComunicação interculturalHigher education studentsStudent mobilityErasmus ProgramIntercultural sensitivityPsychosociology of intercultural relationsIntercultural communicationEstudantes do ensino superior e sensibilidade intercultural : contributos da geração Erasmus para a psicossociologia das relações e da comunicação interculturalHigher education students and intercultural sensitivity: contributions of the ERASMUS generation to the psychosociology of intercultural relations and communicationdoctoral thesis101648812