Magano, OlgaMedinas, Carlos2023-09-012023-09-012020Magano, O. & Medinas, C. (2020). Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital? O caso de (i)literacia de pessoas Ciganas em Portugal. Investigar em Educação, II série, número 11/12, 2020. Pp. 131-144.http://hdl.handle.net/10400.2/14843O objetivo deste artigo é refletir sobre o acesso, conhecimento e uso de ferramentas digitais por parte de pessoas ciganas em Portugal partindo do facto de que continuam a ser sinalizadas como as mais pobres, excluídas e marginalizadas socialmente (FRA, 2012); apresentam as mais altas taxas de analfabetismo, de abandono escolar precoce e insucesso escolar (Mendes, Magano & Candeias, 2014); têm baixas qualificações escolares e profissionais e são também as mais infoexcluídas (Castells, 2007). São usados dados provenientes de várias fontes (bibliografia nacional e internacional e resultados de alguns projetos de investigação recentes) e centramos o nosso foco nos desafios colocados às pessoas de origem cigana, às instituições educativas e à sociedade do conhecimento no sentido de questionar se as políticas públicas e práticas educativas têm sido capazes de reduzir o analfabetismo e promover o sucesso escolar e a literacia funcional. Sabemos que o analfabetismo e o abandono escolar precoce não permitem que esta população esteja preparada para fazer face aos desafios colocados por uma sociedade digital e digitalizada, devido ao somatório de handicaps em termos de aquisição de competências escolares e de literacia (em sentido clássico e também digital). No entanto, a nova geração de crianças e jovens ciganos mas também pessoas mais velhas revelam predisposição para uso de , o que vai sendo incorporado na vida quotidiana, dos indivíduos e das famílias mas que é condicionado pela pouca escolaridade que impede o uso pleno e efetivo (Medinas, 2018).The purpose of this article is to reflect on the access, knowledge and use of digital tools by Roma people in Portugal, considering the fact that they continue to be mentioned as the poorest, excluded and socially marginalized (FRA, 2012); they show the highest rates of illiteracy, early school leaving and school failure (Mendes, Magano & Candeias, 2014); they have the lowest school and professional qualifications and are also the most info excluded (Castells, 2007). Data from various sources (national and international bibliography and results of some recent research projects) are used and we focus on the challenges presented to the Roma people, the educational institutions, and the society of knowledge in order to question whether the public policies and educational practices have been able to reduce illiteracy and promote school success and functional literacy. We know that illiteracy and early school leaving do not allow this population to be prepared to face the challenges imposed by a digital and digitalized society, due to the sum of handicaps in terms of acquiring school skills and literacy (in the classical and the digital senses). However, the new generation of children and youth Roma people as well as older people show a is being incorporated into the daily lives of individuals and families but limited by the low schooling range that prevents full and effective use (Medinas, 2018).porCiganosEducaçãoAnalfabetismo(I)Literacia digitalCiganos/RomaEducationIlliteracyDigital (I)literacyComo sobreviver numa sociedade mediatizada e digital?: o caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugaljournal article