Cardoso, Teresa Margarida LoureiroMarques, Viviane CristinaUNESCOMiao, FengchunHolmes, Wayne2024-08-012024-08-012024-06-19978-92-3-700028-1http://hdl.handle.net/10400.2/16350Prefácio por Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO.Tradução de Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Universidade Aberta, LE@D, Rede WEIWER®, Portugal; Viviane Cristina Marques, UNICAMP, Brasil e Rede WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, Portugal. A tradução do Guia para o português contou com a revisão de Luiza Carvalho, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Maria Luiza Monteiro Bueno e Silva, da Representação da UNESCO no Brasil.As ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.porInteligência artificialIA GenerativaEducaçãoPesquisaInvestigaçãoAbordagem centrada no ser humanoArtificial intelligenceTechnological changeEthics of technologyEducational technologyEducational policyGuia para a IA generativa na educação e na pesquisaGuidance for generative AI in education and researchbook