Costa, Suzy de AbreuSeabra, Filipa2018-03-022018-03-022018Costa, Suzy de Abreu; Seabra, Filipa - Gestão da inclusão das pessoas com deficiências: utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico. In EDUNOVATIC 2017. Conference, 2, Eindhoven, 2017 - "Virtual International Conference on Education, Innovation and ICT [Em linha]: proceedings". Eindhoven: Adaya Press, 2018. ISBN 978-94-92805-02-7. p. 684-691978-94-92805-02-7http://hdl.handle.net/10400.2/7193EDUNOVATIC 2017 - Conferência internacional realizada em Eindhoven, Holanda, de 12-14 de dezembro de 2017Propomo-nos apresentar uma pesquisa de doutoramento, ainda em curso, que tem como objetivos gerais, a caracterização do uso de tecnologia informação e comunicação pessoas com deficiências no ensino regular, nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara- Brasil, bem como, caracterizar as competências dos educadores quanto ao uso destes recursos pedagógicos facilitadores em contextos curriculares e extracurriculares. Definiu-se por utilizar uma metodologia quanti-qualitativa por possibilitar uma abrangência mais aprofundada dos fenômenos que serão investigados, pois terá como técnicas de recolha de dadosa análise documental, inquérito por questionário e entrevistas semi-estruturadas. A população a ser investigada será de professores titulares, educadores de apoio e a diretora da Secretaria de Educação Especial do Município. As técnicas de análise de dados, incluem a análise estatística dos dados quantitativos recolhidos por análise documental e inquérito por questionário, e a análise de conteúdo dos dados qualitativos recolhidos por análise documental e entrevista, em concordância com os objetivos específicos correspondentes, sendo estes: o levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas; conhecimento das percepções dos professores em relação às suas competências e à utilização destes recursos tecnológicos, considerando o contexto do ensino-aprendizagem; e por fim, avaliar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes ou entraves à sua efetiva utilização. Por ser um projeto precursor, no que se refere à Educação neste Município, e por ser o processo investigativo um trabalho contínuo, acredita-se que esta pesquisa em muito irá colaborar a outros investigadores ao fazerem valer os direitos de uma educação digna a todos.porInclusãoTecnologia da informação e comunicaçãoPessoas com deficiênciaProfessoresFacilitaçãoGestão da inclusão das pessoas com deficiências: utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógicoconference object