Veiga, Pedro Alves da2024-02-152024-02-152023Veiga, P.A. (2023). Comunicação, Arte e Tecnologia em Elearning: A Experiência do Doutoramento em Média-Arte Digital. In Morgado, L., Bidarra, J. Paz, J., Loureiro, A. (Eds), Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES. LE@D, Universidade Aberta, 49-63.http://hdl.handle.net/10400.2/15749O presente artigo detalha a forma como a revisão curricular do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) permitiu implementar abordagens metodológicas específicas e orientadas à investigação em prática artística, num projeto de ensino a distância, utilizando-se de múltiplas ferramentas e plataformas digitais, para o efeito. Ao assumir que a prática artística, que utiliza os próprios média digitais, envolve uma rede complexa, generativa, reflexiva e responsiva de interdependências e relações complexas, suportadas e estimuladas através de comunicação, a investigação que a partir dela se desenvolve beneficia da utilização de ferramentas próprias e adequadas, que espelhem as interligações entre criação e investigação. Conclui-se, pois, que o conjunto de preocupações que orientaram a revisão curricular do DMAD, aliado a abordagens metodológicas específicas e otimizadas para o ensino da comunicação, arte e tecnologia, determinam os bons resultados que se têm obtido, especialmente nas últimas duas edições do curso.porLiteracia criativaMetodologia generativaCriação artísticaAvaliação contínuaComunicação, arte e tecnologia em elearning: a experiência do Doutoramento em Média-Arte Digitalbook part