Costa, Suzy de AbreuSeabra, Filipa2020-02-102020-02-102019Costa, Suzy de Abreu; Seabra, Filipa - As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas. In SEIA 2019. Simpósio de Educação Inclusiva e Adatações, 7, São Paulo, 2019 / SIEaD 2019. Simpósio Internacional de Educação a Distância, 5, São Paulo, 2019 – “Práticas inclusivas e inovações: os desafios da educação no séc. XXI / Caderno de artigos. Linha: Tecnologia educacional e educação a distância. Coordenação de Elisa T. M. Schlünzen; et al. São Paulo: UNESP. ISSN 2237-0749. 12 p.2237-0749http://hdl.handle.net/10400.2/9253Com o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vista à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia empregue foi de cunho quanti qualitativo , com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais, incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Em particular, na presente comunicação, propomo-nos responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos.engInclusãoTecnologias de informação e comunicaçãoFormaçãoAs tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadasconference object