Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de2023-06-142023-06-142022Carvalho, Maria do Socorro Fernandes de - Singular poeta acadêmico: António Serrão de Crasto (1614-1685). "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 8 (jan.-junho de 2022), p. 55-67http://hdl.handle.net/10400.2/14037O poeta António Serrão de Crasto (1614-1685) foi membro da Academia dos Singulares (de 1628 a 1665), que editou dois tomos da produção poética acadêmica em 1665 e 1668. O objetivo deste artigo é fazer uma apresentação breve dos 72 poemas que constam nessas publicações acadêmicas, e de dois discursos ocasionais como presidente de sessões da academia. Apreciam-se também alguns poemas avulsos, encontrados em manuscritura ou em livros de outros autores. Neste artigo, tento propor uma pequena bibliografia de Serrão de Crasto, juntando diversas fontes bibliográficas até hoje conhecidas. De modo geral, o artifício retórico presente nos textos reside na transposição dos estilos sério e jocoso, alterando o poeta entre a gravidade da matéria e a facécia dos conceitos, ornatos e palavras com que trata o argumento ou, pelo contrário, vestindo uma matéria circunstancial ou baixa com ornatos elevados. A maior parcela de seus romances, sonetos e glosas alterna a aplicação de estilos grave e faceto entre elas.Poet António Serrão de Crasto (1614-1685) was a member of the Academy of the Singular Ones (Academia dos Singulares) from 1628 to 1665, and penned two tomes of academic poetic works in 1665 and 1668. This article aims to briefly present the 72 poems contained in those academic publications, and two occasional speeches given as he presided over academic sessions. It also includes some separate poems found in handwritten form or in books authored by others. In this article, I seek to put forward a short bibliography of Serrão de Crasto by collating several bibliographical sources known to date. Generally, the rhetorical artifice present in the texts lies in switching around serious and jocular styles, as the poet shifts between the seriousness of the subject and the playfulness of the concepts, ornaments and words with which he treats the argument or, conversely, as he clothes a trivial or low subject with high ornaments. Most of his romances, sonnets and gloses feature this shifting between serious and facetious styles.porRetóricaPoéticaCômicoAgudezaRhetoricPoeticsComicWitSingular poeta acadêmico: António Serrão de Crasto (1614-1685)Singular academic poet: António Serrão de Crasto (1614-1685)journal articlehttps://doi.org/10.53943/ELCV.01222184-4097