Barros, Daniela Melaré VieiraSpilker, Maria João2014-01-152014-01-152013-04-01Barros, Daniela Melaré Vieira; Spilker, Maria João - Ambientes de aprendizagem online [Em linha] : contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal. "Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia". ISSN 2236-3858. Vol. 1, Nº 3 (abr. 2013), p. 29-392236-3858http://hdl.handle.net/10400.2/2812No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. Já hoje ferramentas e serviços da Web 2.0 permitem a personalização do próprio ambiente, como também a criação e partilha de conteúdos por partes dos utilizadores-aprendentes. Sustentam e fomentam a participação, a colaboração e a cooperação, em áreas de interesse comum, derrubando fronteiras antes não ultrapassáveis entre a aprendizagem formal, não formal e informal. Neste enquadramento procede-se a análise dos ambientes de aprendizagem em suas novas perspetivas e a educação informal em suas diretrizes didático-pedagógicas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões. Os resultados trazem assim um contributo para o pensamento sobre os processos pedagógicos emergentes dos ambientes de aprendizagem online sob a perspetiva da educação informal e aberta.porAmbientes de aprendizagem onlineAprendizagem formal e informalEducação onlineDiretrizes pedagógicasWeb 2.0TICConetivismoAmbientes de aprendizagem online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informaljournal article