Rocio, VítorDava, Ednilson Agostinho Bambo2023-06-212023-06-212023-06-152023-06-21Dava, Ednilson Agostinho Bambo - EduDombos [Em linha]: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior. [S.l.]: [s.n.], 2023. 119 p.http://hdl.handle.net/10400.2/14105Com o avanço significativo das novas tecnologias de informação e comunicação, têm sido atualmente desenvolvidas novas ferramentas para a construção do conhecimento. Conceitos como m-learning agregam características na educação formal ou informal como a mobilidade, portabilidade, conectividade e ubiquidade, tornando-a uma importante tecnologia educacional para os estudantes. Neste contexto, o presente trabalho de investigação baseia-se na análise de aplicação móvel m-learning para os estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, Moçambique, pode contribuir para processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Na persecução deste objetivo, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) para o desenvolvimento de uma aplicação denominada EduDombos e testada pelos estudantes para aferir a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Neste âmbito foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre m-learning, observações assistemáticas de aplicativos móveis de aprendizagem existentes em Moçambique e estudos empíricos qualquantitativos com os estudantes e docentes por amostras não probabilísticas. Ao analisar os resultados deste trabalho, verificou-se que os alunos mostraram interesse na utilização da aplicação devido à facilidade de acederem rapidamente a informações sobre serviços académicos. Os professores manifestaram satisfação porque a EduDombos permitiu uma maior participação dos estudantes, visto que há uma grande utilização de dispositivos móveis entre eles, em detrimento dos computadores.With the significant advancement of the new information and communication technologies, new tools for the construction of knowledge are currently being developed. Concepts such as m-learning add characteristics to formal or informal education such as mobility, portability, connectivity and ubiquity, making it an important educational technology for students. In this context, this research work is based on the analysis of an m-learning mobile application for students at Instituto Superior Dom Bosco, Mozambique, that can contribute to the teaching and learning process in Higher Education. In pursuit of this objective, the Design Science Research (DSR) methodology was applied to develop an application called EduDombos and tested by students to assess its use in the teaching and learning process. To achieve this goal, bibliographic research on m-learning, unsystematic observations of existing mobile learning applications in Mozambique, and qualitative and quantitative empirical studies with students and teachers using nonprobabilistic samples were carried out. When analyzing the results, it was found that students showed interest in using the application due to the ease of quickly accessing information about academic services. Teachers were satisfied because this allowed for greater student participation, as there is a great use of mobile devices among them, harming computers.porAplicações móveisMlearningDispositivos móveisProcesso de Ensino e Aprendizagem (PEA)Ensino superiorMobile applicationMobile-learningMobile devicesTeaching and learning processHigher educationEduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superiormaster thesis203333004