Filipa, SeabraPereira, Carolina Sotomaior2025-05-142025-05-142025-04-032025-05-14http://hdl.handle.net/10400.2/19877Tese de Mestrado em Supervisão Pedagógica, apresentada à Universidade AbertaA presente dissertação surgiu com o intuito de desenvolver um trabalho em torno do tema mais amplo, Supervisão e Desenvolvimento Profissional, intitulado: O contributo da Supervisão Pedagógica para o Desenvolvimento Profissional dos/as Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, doravante designado CEB, de Escolas com Currículo Português em Angola. Os objetivos face ao tema supracitado, passam por: i) descrever as conceções de supervisão pedagógica adotadas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB de escolas com currículo Português em Angola; ii) caracterizar as práticas de supervisão pedagógica desenvolvidas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas; iii) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente, em relação à melhoria das práticas de ensino em contexto de sala de aula; iv) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente em relação a potencialidades para o desenvolvimento profissional dos/as docentes. Com vista a conhecer a realidade dessas escolas no contexto onde se inserem pretendeu-se perceber os processos de monitorização, operacionalização e implementação da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos/as docentes, quer na perspetiva dos/as docentes quer na perspetiva dos/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as]. Realizou-se um estudo de abordagem metodológica mista, de cunho exploratório interpretativo. As técnicas de recolha de dados apresentadas foram a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, respondidos por coordenadores/as e professores/as do 1.º CEB, respetivamente, a lecionar em escolas de Currículo Português em Angola. Com recurso ao Excel procedeu-se à análise, e apresentação dos resultados do inquéritos por questionário. A análise de conteúdo permitiu analisar e apresentar os dados obtidos através das entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se ainda à triangulação dos dados obtidos dos inquéritos por questionário com os das entrevistas. Os principais resultados do estudo indicam que os/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as] entendem que a SP assume um papel fundamenta para o desenvolvimento contínuo dos/as intervenientes do processo supervisivo. Qualidades como a reflexão e a colaboração são uma prática essencial a todo o processo de SP, pelo que são uma constante para a melhoria dos/as supervisionados/as. Os/As docentes reconhecem que é fundamental aprender ao longo do percurso profissional, fazendo uma procura e investimento para esse efeito. Estes consideram que o processo de SP assume um papel fundamental para o crescimento profissional, embora se destaque uma minoria que não reconhece potencial no processo de SP como um contributo para o seu desenvolvimento contínuo.This dissertation emerged with the aim of developing a study on the broader theme of Supervision and Professional Development, entitled: The Contribution of Pedagogical Supervision to the Professional Development of Teachers in the 1st Cycle of Basic Education, hereafter referred to as CEB, in Schools with the Portuguese Curriculum in Angola. The objectives related to the aforementioned theme are: i) to describe the conceptions of pedagogical supervision adopted by teachers and coordinators in the 1st CEB of schools with the Portuguese curriculum in Angola; ii) to characterize the practices of pedagogical supervision developed by teachers and coordinators in the 1st CEB of these schools; iii) to understand the contribution that teachers and coordinators in the 1st CEB of these schools recognize regarding the adopted pedagogical supervision practices, specifically regarding the improvement of teaching practices in the classroom context; iv) to understand the contribution that teachers and coordinators in the 1st CEB of these schools recognize regarding the adopted pedagogical supervision practices, specifically regarding their potential for the professional development of teachers. In order to understand the reality of these schools within the context in which they are situated, the intention was to comprehend the processes of monitoring, operationalization, and implementation of pedagogical supervision for the professional development of teachers, both from the perspective of the teachers and from the perspective of the coordinators and/or pedagogical supervisors. A mixedmethods approach was used, with an exploratory interpretive design. The data collection techniques used were semi-structured interviews and questionnaire surveys, answered by coordinators and teachers from the 1st CEB, respectively, teaching in schools with the Portuguese Curriculum in Angola. Excel was used to analyze and present the results of the questionnaire surveys. Content analysis allowed for the examination and presentation of the data obtained from the semi-structured interviews. Data triangulation was also used, combining the questionnaire survey results with those from the interviews. The main results of the study indicate that the coordinators and/or pedagogical supervisors understand that pedagogical supervision (PS) plays a fundamental role in the continuous development of the participants in the supervisory process. Qualities such as reflection and collaboration are essential practices throughout the PS process, and they are a constant for the improvement of those being supervised. Teachers recognize that it is essential to learn throughout their professional journey, actively seeking and investing in this effort. They consider that the PS process plays a fundamental role in their professional growth, although a minority does not recognize the potential of the PS process as a contribution to their continuous development.porSupervisão pedagógicaEscolas de currículo português em AngolaDesenvolvimento profissional docenteReflexividade1.º cicloEnsino básicoAngola Pedagogical supervisionPortuguese curriculum schools in AngolaTeacher professional developmentReflexivity1st Cycle of Basic EducationO contributo da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos docentes do 1.º CEB de escolas com currículo português em AngolaThe contribution of pedagogical supervision to the professional development of primary school teachers with Portuguese curriculum in Angolamaster thesis