Aires, Luísa2008-12-052008-12-052003-12Aires, Luísa - Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação online. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 23-350872-0738http://hdl.handle.net/10400.2/146No presente artigo exploram-se as potencialidades da teoria sociocultural e a sua aplicação à análise dos processos educativos online. Parte-se da seguinte questão básica: qual é a relevância teórico-metodológica da teoria sociocultural para a interpretação da acção educativa, em geral, e da acção educativa online, em particular? A forte imbricação entre indivíduos, contextos e instrumentos mediadores ganha especial consistência nas investigações desenvolvidas no âmbito desta corrente. Neste sentido, conceitos bakhtinianos como polifonia, dialogismo e alteridade são integrados na proposta vygotskiana de construção social do conhecimento e de mediação, na senda do que tem vindo a ser desenvolvido por autores como Wertsch, Cole, Rogoff, Mercer, Ramirez e De Pablos.porEnsino a distânciaTeoria da educaçãoSistemas on-lineDo silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação onlinejournal articleCC BY-NC 4.0